O objecto de trabalho da PTX sempre foi e será o treino de força, assim como de tantos outros profissionais, mas constantemente necessitamos de conceptualizar esta realidade.
Na verdade, por uma ou outra razão, o treino de força ainda é associado unicamente ao culto do corpo e de tudo o que isso acarreta, de bom e de menos bom. Os últimos acontecimentos lançaram novamente para o domínio público o lado mais obscuro do culto do corpo e qual o “preço que se poderá pagar”.
Estes acontecimentos acabam por lançar muita contra informação e no final quem também sai prejudicado é o consumidor. Mas há que olhar para o lado positivo, e embora as situações sejam trágicas, existem lições a retirar. Especialmente a ideia de que a pressão estética/artificial exercida pela televisão, pelas revistas, pelas redes sociais e outros meios, não funcionam com as mesmas regras e que os promotores desse desígnio não devem ser role models para quem procura apenas ser mais saudável.
Chegou então o momento de virar a página. Em conjunto todos os profissionais devem “lutar” para destacar a importância do treino de força e garantir que está no lugar que merece.
Este deve, na óptica do praticante recreativo, ser um agente de mudança/adaptação positiva, entenda-se promotor da saúde neuromuscular e articular.
Os aumentos de força estão há muito associados a melhor saúde, permitindo-lhe ser uma pessoa mais ativa, mais capaz no seu dia a dia, feliz consigo própria e com os outros. Existe todo um trabalho meritório que se faz (e que merece cada vez mais destaque) nos ginásios, estúdios e espaços ao ar livre por este país fora, que juntamente com nutricionistas, médicos e outros profissionais de saúde mudam o paradigma do treino de força.
O profissional do exercício físico que domina as variáveis do treino de força está habilitado e acima de tudo possui a capacidade de desenvolver um processo de treino que pode ser exequível a quase toda a população, pois ele conhece as implicações da física sobre o corpo. Esse conhecimento é a mais valia quando falamos do ser individual que cada um de nós é.
Desta forma, na PTX, orgulhamo-nos de ajudar todo o tipo de pessoas, com condições físicas muito dispares, desde atletas de alta competição, ao cliente que nos procura para fazer exercício de forma personalizada e regular, até aqueles que sofrem de patologias específicas