Treino
18 de Junho, 2019

Dica de Treino PTX: Inclua outros exercícios para além da prancha no seu treino de core

Ainda está muito enraizada a ideia de que a “prancha” é o melhor exercício para a coluna. No entanto, convém ter presente que “o melhor exercício para o que quer que seja não existe. Depende sempre de cada pessoa e das suas limitações e capacidades. Falando concretamente da prancha, trata-se de um exercício bastante complexo pois desafia bastantes grupos musculares e não apenas o transverso do abdómen como é recorrentemente evidenciado. No nosso dia a dia, movimentamo-nos em diferentes planos e eixos de movimento e perceber que músculos são responsáveis por cada movimento avaliando-os e desafiando-os eficazmente é a melhor solução para ter um “core” forte. A prancha poderá ter o seu lugar na sessão de treino, dependendo sempre do indivíduo e do que se pretende desafiar, não tendo de ser necessariamente os abdominais.”

A prancha é um exercício basA prancha desafia bastantes grupos musculares e não apenas o transverso do abdómen como é recorrentemente evidenciado.
A prancha é um exercício bastante complexo e integrado pois desafia bastantes grupos musculares e não apenas o transverso do abdómen como é recorrentemente evidenciado.

É importante ter presente que a prancha:

1- não é a melhor opção para estimular ou priorizar o transverso do abdómen. Apesar de numa prancha este músculo também seja solicitado, a sua mecânica não coincide com aplicação de forças desta forma.

2- não favorece a total amplitude e excursão muscular do transverso

3- Como vimos, por ser muito integrado, não permite priorizar um determinado músculo.

Com os argumentos apresentados, a prancha não permite potenciar um músculo nem um movimento/ função em concreto, por isso, recomendamos vivamente que inclua outros exercícios/ movimentos, para melhorar o seu Core.

É importante perceber que coluna está envolvida por uma grande variedade de músculos. Deverá ser responsabilidade do treinador, criar condições que visem priorizar e promover a contracção ótima dos músculos que envolvem a coluna através de uma criteriosa seleção de exercícios/ movimentos e respetivas progressões de forma a, consequentemente, aumentar a sua força e melhorar a respetiva função, nomeadamente:

Rotações; Flexão Lateral; Flexão do tronco; Flexão da coxa; Extensão da coluna,  etc…

Estes são alguns movimentos que deverão ser utilizados estrategicamente como complemento ou alternativa à prancha caso a sua estrutura o permita. Deverá, no entanto, recorrer a um treinador habilitado para o aconselhar e prescrever os exercícios adequados a si.

Texto de Gonçalo André

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sono
Sem categoria
Saúde Mental
saúde
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
ossos
obesidade
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Medicina
Golfe
genética
Futsal
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
escoliose
Envelhecimento
Entrevista
Ensino
Educação
Dor
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Cycling
crianças
Comunicação
coluna
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física
Alto Rendimento
Ver todas as Categorias