Esta altura do ano representa, para muitos de nós, o início ou o reinício da prática de exercício físico. É uma altura, que a par do mês de janeiro, de muita motivação porque para a grande maioria as férias terminaram e de alguma forma conseguiram descansar e priorizar alguns objetivos daí em diante.
Recorrentemente nesses objetivos, como já percebemos, encontra-se o exercício físico.
À partida são sempre excelentes notícias. Um dos pilares de uma saúde robusta assenta na prática segura de exercício físico.
Contudo a par desse pilar deve perceber que existem outros que merecem também toda a nossa atenção.
O mais imediato é a alimentação. Fazer escolhas acertadas tendo em conta o valor nutricional dos alimentos parece ter um grande impacto na sua saúde e para isso deve recorrer a um nutricionista que o possa guiar e educar nesse percurso.
Outro dos pilares que gostaríamos de ressalvar é o sono. Este é um aspeto muito descurado pelo ritmo acelerado que a sociedade, em geral, nos impõe e que também nós mesmos não sabemos impor limites.
Diretamente relacionado com os três pilares anteriores está a gestão que fazemos do nosso stress… Se não temos por hábito praticar exercício, não nos alimentamos bem e adicionalmente não descansamos o suficiente estamos a criar as condições perfeitas para também não conseguirmos gerir o nosso stress.
Portanto lembre-se que não basta alavancar um dos pilares que mencionamos, qualquer estratégia para ser mais eficiente, numa perspetiva proativa, deve perceber que a sua intervenção deve ser transversal e preferencialmente acompanhada por profissionais de diferentes áreas que poderão ajudar nesse sentido.
Em jeito de conclusão, e sem querer parecer que estamos a puxar a brasa à nossa sardinha, é importante começar a praticar exercício físico seguro e direcionado às suas capacidade e necessidades para que também a sua tarefa seja mais fácil nas vertentes que abordamos.
Bons treinos.