Nutrição
20 de Abril, 2019

As calorias importam?

Um indivíduo que pretenda perder peso tem necessariamente de ingerir menos calorias do que que gasta.
Um indivíduo que pretenda perder peso tem necessariamente de ingerir menos calorias do que aquelas que gasta diariamente.

Nos últimos tempos, difundiu-se a ideia de que contar calorias não tem qualquer relevância para uma alimentação saudável, desde que se opte por alimentos naturais, pouco processados e nutricionalmente ricos.
No entanto, a verdade é que o elemento chave em qualquer processo de controlo de peso é o balanço calórico. Um indivíduo que pretenda perder peso tem necessariamente de ingerir menos calorias do que aquelas que gasta diariamente.
Assim, importa reforçar que um alimento saudável, natural e com uma elevada densidade nutricional pode ser igualmente densamente calórico e deve ser consumido de forma adequada e moderada por quem pretende controlar ou perder peso.
O azeite, o abacate, os frutos secos e as sementes são alguns exemplos de alimentos que, por serem extremamente ricos em nutrientes e compostos com efeito benéfico para a saúde, são frequentemente consumidos com excessiva liberdade, podendo facilmente (e muitas vezes sem ninguém dar por isso) boicotar um processo de perda de peso.

Boa Páscoa e boas escolhas nutricionais!

Texto de Margarida Guerreiro

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sem categoria
saúde
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Golfe
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
Entrevista
Ensino
Educação
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Comunicação
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física