lisboa racket center
Treino
27 de Fevereiro, 2021

Padel – especificidade da modalidade por Hugo Silva

Sendo o Padel em Portugal ainda uma modalidade recente, não é menos verdade que de dia para dia ganha cada vez maior destaque no panorama desportivo, tanto a nível social como a nível competitivo.

Se do ponto de vista físico, as exigências são diferentes para um atleta de alta competição, para quem joga com caracter lúdico e social o jogo, as necessidades de ter uma condição física aceitável, são semelhantes aos dos atletas que competem. Estando de acordo neste ponto, coloca-se uma questão, quanto a mim fulcral!

A relação do que é específico para o jogo e o que é relevante para que este se jogue num patamar superior, físico entenda-se.

Padel - especificidade da modalidade
Padel – especificidade da modalidade

Enquanto Strength&Conditioning Coach, entendo que a especificidade do que a modalidade necessita, no plano técnico e tático, deve passar por ser trabalhado com o treinador de campo, em situações que façam a transferência para o contexto competitivo. Se falamos do que tem relevância para que o atleta melhore as suas qualidades físicas, aqui sim, o trabalho feito no contexto de ginásio tem grande importância. Quero dizer com isto que, quando se aborda a questão da melhorias das qualidades físicas de um jogador, o treino que ele faz num contexto individual de ginásio não tem de passar por “imitar” movimentos com um haltere na mão como se fosse uma raquete, ou rotações em cabos como se estivesse a executar uma bandeja ou um smash.

A valorização e a relevância do trabalho físico para um atleta, neste caso de padel, deverá passar por melhorar níveis de força, nomeadamente força explosiva, rápida e reactiva, visto que ações e gestos desportivos acima da cabeça, designados de “Overarm throwing”, são executados de forma muito  potente e balística, o smash é um exemplo claro.

Exigem que o atleta tenha um bom ciclo muscular alongamento-encurtamento (CMAE), devido aos saltos constantes e mudanças de nível para bater na bola (agachamentos, lunges, lunge lateral, etc) , velocidade de reação e agilidade, boa mobilidade articular em pequenas e em grandes amplitudes ao nível da coluna torácica e do complexo articular do ombro. Esta relação entre a mobilidade da coluna torácica, que roda cerca de 40/45º na sua amplitude máxima e a transferência de força que é produzida pelos membros superiores, pode ser um factor importante para diminuir lesões de compensação ou sobreuso. Mobilidade ao nível do tornozelo, anca e estabilidade da articulação do joelho e coluna lombar são também fundamentais devido ao constantes deslocamentos e travagens nos três planos de movimentos que são feitos em campo. Do ponto de vista energético, o padel caracteriza-se por ser uma modalidade de esforço intermitente ou intervalado, ações curtas/moderadas e intensas de esforço anaeróbio e aeróbio, com o tempo médio por ponto a ir de alguns segundos até ultrapassar um  a dois minutos, beneficiando por isso o trabalho de melhoria de sistemas energéticos com um tipo de trabalho mais acíclico.

Curriculum Vitae- Hugo Silva

  • Licenciatura do Curso de Educação Física e Desporto, Ramo Exercício e Bem-Estar com Especialização em Treino Personalizado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Pós-Graduação em Strength&Conditioning na Faculdade de Motricidade Humana
  • Pós-Graduação em Marketing do Fitness na Faculdade de Motricidade Humana
  • Certificate in Workload and Injury in Team Sports Faculdade FC Barcelona
  • EXOS Mentorship Level 1 (High Performance)
  • ATHLETIC LAB Mentorship Level 1 e 2 (High Performance)
  • Preparador Físico de Jogadores de Padel, Ténis, Futebol 11
  • Director Técnico/Coordenador Fitness Lisboa Racket Centre
  • Professor Empresa Fitness Academy/Sports Academy

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sem categoria
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Golfe
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
Entrevista
Ensino
Educação
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Comunicação
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
atividade física