Treino
6 de Setembro, 2019

Música no treino, sim ou não?

Utilizar a música como fonte de motivação para o seu treino poderá não ser a melhor estratégia.
Muitos praticantes procuram na música uma fonte de motivação extra para os seus treinos de força. Será a melhor estratégia? Talvez vez não!

A maioria de nós aprecia uma boa música e cada um tem o género musical com que mais se identifica e, claro, gostos não se discutem!

Muitos praticantes procuram na música uma fonte de motivação extra para os seus treinos de força. Será a melhor estratégia? Talvez vez não! Há cada vez mais evidências que nos levam a acreditar que a música poderá sacrificar a concentração e interferir no foco interno.

Como vemos, o silêncio é uma estratégia cada vez mais válida quando procuramos intensidade e controlo em cada repetição. Este, permite-nos “escutar” melhor o corpo, prestar mais atenção à técnica e, acima de tudo, melhorar a eficácia e a segurança no treino. Uma óptima conexão mente-músculo é fundamental para que se preste a devida atenção à qualidade movimento, consciência corporal e conseguir as adaptações necessárias à evolução.

Por isso, entendemos ser prudente em não treinar com sons altos e acima de tudo que não aprecia. As músicas mais recentes e badaladas da actualidade presentes em algumas playlists ou até algumas “faixas” de determinadas aulas pautadas pelo ritmo da música poderão não proporcionar o ambiente mais adequado ao seu treino.

No entanto, se no seu caso, a música for um requisito obrigatório no seu treino, poderá optar por sons mais neutros e com um volume mais baixo.

Texto de Gonçalo André

Adaptado de Resistence Institute biomechanics and research

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sono
Sem categoria
Saúde Mental
saúde
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
ossos
obesidade
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Medicina
Golfe
genética
Futsal
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
escoliose
Envelhecimento
Entrevista
Ensino
Educação
Dor
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Cycling
crianças
Comunicação
coluna
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física
Alto Rendimento
Ver todas as Categorias