O exercício físico já é considerado um pilar na vida de todos nós. No entanto, a sua prática de forma regular ainda acontece apenas por parte de uma franja da população.
São cada vez mais frequentes publicações e estudos de diversos autores que indicam que a prática de exercício físico duas a três vezes por semana é uma forma eficaz de, não só melhorar a saúde como até para controlar doenças crónicas. Já é do conhecimento comum que o exercício físico é uma ferramenta importante no acompanhamento de patologias do foro metabólico como a diabetes ou doenças cardiovasculares e a nível psicológico como a ansiedade ou a depressão. No entanto, consideramos importante também transmitir a ideia de que está inclusivamente comprovado que o exercício pode ser encarado como um procedimento terapêutico no tratamento e melhoria da condição cerca de 26 doenças crónicas.
Ao longo deste ano de 2021 temos vindo a divulgar as naturais e positivas adaptações que o exercício físico proporciona, por vezes até de uma forma um pouco mais técnica. Por isso, hoje, gostaríamos de reforçar a importância de adoptar um estilo de vida ativo e saudável de uma forma um pouco mais “leve” e até deixar alguns conselhos.
Praticar exercício é um excelente ponto de partida para preencher o seu dia. Fará com que tenha de organizar a sua agenda, cumprir compromissos consigo mesmo e provavelmente com outros. Fará com que sinta mais produtivo, feliz e realizado.
É importante ter a noção que para se sentir ativo, não têm que ser contabilizadas apenas as vezes que vai ao ginásio para tirar partido de um treino mais ao encontro das suas particularidades e necessidades.
Praticar uma modalidade também pode ser uma forma de se movimentar de forma prazerosa e de interagir com outras pessoas e amigos com objetivos e experiências em comum.
Ter um hobby que faça adoptar comportamentos saudáveis e que aumente o mais possível o contacto com a natureza como contemplar paisagens numa caminhada ou por exemplo “bird-watching”, fazer jardinagem na sua casa ou tarefas no campo, é uma das formas mais simples e eficaz de aumentar a sua longevidade.
Sem esquecer nunca que uma alimentação mais natural, baseada no que a terra nos oferece terá um impacto fortemente positivo no nosso corpo. Neste sentido, não estará ao alcance de todos mas quem tiver o privilégio de poder cultivar alguns dos seus próprios alimentos poderá considerar-se duplamente saudável.
Dar a devida atenção à regularização do sono e o seu respectivo efeito reparador será também fundamental para que se sinta apto e disponível .
Querer estar ativo pode portanto fazer com que se sinta motivado para adoptar uma série de comportamentos mais saudáveis e complementares entre si, alterando para melhor o seu estilo de vida.
Mexa-se, interaja, alimente-se, descanse… repita tudo!
Adaptado do estudo British Journal of Sports Medicine (2021; 55 [18].