envelhecimento activo
atividade física
9 de Maio, 2021

Envelhecimento saudável e a prática de atividade física ligeira

Já aqui relatamos a importância que o movimento tem para a nossa qualidade de vida, é uma componente vital, uma marca para o envelhecimento saudável.

Neste sentido sensibilizarmos para a importância de identificar os comportamentos modificáveis, de forma a promover o envelhecimento saudável o que é de extrema importância. Não só para os próprios indivíduos como para toda a sociedade para prevenir gastos económicos desnecessários. Especialmente numa população que tem uma grande tendência para o envelhecimento.

Um estudo longitudinal acompanhou cerca de 5735 mulheres, acima dos 63 anos, dos Estados Unidos, que se submeteram a uma monitorização da sua atividade física por via de um acelerómetro.

Das principais conclusões a que se chegou foi que as mulheres que realizavam formas de atividade física ligeira – AFL (tarefas domésticas, jardinagem, caminhar, etc.) diminuíam o risco de perda de mobilidade em cerca de 40%. Sendo que estes benefícios eram mais evidentes em pessoas com um índice de massa corporal mais baixo (<30). De salientar que no quartil das pessoas que despendiam mais horas de AFL (6,4 horas/dia) também eram as que tinham a média de idades mais baixa e as que fumavam menos.

Envelhecimento saudável
Envelhecimento saudável

Embora os mecanismos fisiológicos que levam a défices de mobilidade ainda não sejam claros à evidência que estes se associam à sarcopenia, baixa força muscular e baixa performance física.

Assim do nosso conhecimento pouco se estudou sobre a influência da realização de atividade física ligeira, numa ideia de envelhecimento saudável, comparativamente à realização de atividade física moderada a vigorosa quando pensamos em perda de mobilidade. Deste modo este estudo pode representar um passo importante na procura de soluções transversais a toda a população. Adicionalmente alerta indiretamente para promovermos níveis de força muscular mais elevados concomitantemente com AFL.

Acrescentaríamos que num regime de AFL todo o movimento é importante e poderá servir como meio para aliciar mais pessoas a praticar exercício físico estruturado e talhado para as suas necessidades, tendo como pano de fundo a melhoria do bem-estar e a promoção do envelhecimento saudável.

Bons treinos.

Créditos: Evaluation of Light Physical Activity Measured by Accelerometry and Mobility Disability During a 6-Year Follow-up in Older Women – Nicole L. Glass, MPH1; John Bellettiere, PhD1; Purva Jain, MPH1; et al

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sem categoria
saúde
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Golfe
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
Entrevista
Ensino
Educação
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Comunicação
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física