sarcopenia
Exercício Físico
4 de Abril, 2021

A importância da força muscular no combate à sarcopenia

A perda da massa e força muscular associada à idade, aquilo que designamos de sarcopenia, é um processo natural do envelhecimento.

Contudo este fenómeno passou a ser formalmente considerado uma doença do foro muscular. Do ponto de vista das suas consequências destacamos o aumenta o risco de quedas e faturas; capacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia; associação com doenças cardíacas e respiratórias; contribuição para a diminuição da mobilidade e redução significativa da qualidade de vida.

Indiretamente contribui também para o aumento dos custos com o sistema de saúde de vários países.

Os fatores envolvidos na patogenese da sarcopenia (força) - SCWD
Os fatores envolvidos na patogenese da sarcopenia (força) – SCWD

Novos indicadores revelam que a capacidade de produzir força é mais preponderante que a diminuição da quantidade de músculo quando olhamos para as consequências da doença.

Assim a conjugação da perda de massa muscular, perda de força muscular e diminuição da performance física conduz a um quadro de sarcopenia severa.

Por isso sugerimos que após obter aconselhamento do seu médico a prática de exercício físico supervisionado pode ser uma estratégia, bastante válida e com muitas evidências, para recuperar/retardar a perda parte da massa muscular assim como desenvolver a força muscular.

O treino com resistências apropriado poderá ser o seu melhor cúmplice numa abordagem profilática como reativa à doença especialmente, quando já instalada, para prevenir incapacidade subsequente à doença

Paralelamente à adoção de uma dieta apropriada, prescrita por um profissional credenciado, e a adoção de uma prática de atividade física regular serão estratégias que poderá incluir no seu plano.

A PTX possui uma equipa dedicada e apaixonada por ajudar todas aqueles que, pelas mais diversas razões, pretendem iniciar um programa de treino de força. Aliás esta poderá ser a sua melhor solução para enfrentar este tipo de problemas e outros mais que tenham bons resultados perante a realização de treino de força.

Essa necessidade assume mais relevo após períodos longo de inatividade e, se assim o podemos dizer, “desuso” de uma das mais importantes capacidades que possuímos – produzir força.

Bons treinos.

Referências:

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sem categoria
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Golfe
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
Entrevista
Ensino
Educação
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Comunicação
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
atividade física