Já aqui relatamos a importância que o movimento tem para a nossa qualidade de vida, é uma componente vital, uma marca para o envelhecimento saudável.
Neste sentido sensibilizarmos para a importância de identificar os comportamentos modificáveis, de forma a promover o envelhecimento saudável o que é de extrema importância. Não só para os próprios indivíduos como para toda a sociedade para prevenir gastos económicos desnecessários. Especialmente numa população que tem uma grande tendência para o envelhecimento.
Um estudo longitudinal acompanhou cerca de 5735 mulheres, acima dos 63 anos, dos Estados Unidos, que se submeteram a uma monitorização da sua atividade física por via de um acelerómetro.
Das principais conclusões a que se chegou foi que as mulheres que realizavam formas de atividade física ligeira – AFL (tarefas domésticas, jardinagem, caminhar, etc.) diminuíam o risco de perda de mobilidade em cerca de 40%. Sendo que estes benefícios eram mais evidentes em pessoas com um índice de massa corporal mais baixo (<30). De salientar que no quartil das pessoas que despendiam mais horas de AFL (6,4 horas/dia) também eram as que tinham a média de idades mais baixa e as que fumavam menos.
Embora os mecanismos fisiológicos que levam a défices de mobilidade ainda não sejam claros à evidência que estes se associam à sarcopenia, baixa força muscular e baixa performance física.
Assim do nosso conhecimento pouco se estudou sobre a influência da realização de atividade física ligeira, numa ideia de envelhecimento saudável, comparativamente à realização de atividade física moderada a vigorosa quando pensamos em perda de mobilidade. Deste modo este estudo pode representar um passo importante na procura de soluções transversais a toda a população. Adicionalmente alerta indiretamente para promovermos níveis de força muscular mais elevados concomitantemente com AFL.
Acrescentaríamos que num regime de AFL todo o movimento é importante e poderá servir como meio para aliciar mais pessoas a praticar exercício físico estruturado e talhado para as suas necessidades, tendo como pano de fundo a melhoria do bem-estar e a promoção do envelhecimento saudável.
Bons treinos.