O ciclo menstrual é constituído por 3 fases: Folicular, Ovulação e Lútea.
Folicular: inicia-se no primeiro dia da menstruação seguido da fase proliferativa podendo durar no total cerca de 14 dias. Nesta fase devido ao aumento dos níveis de estrogénio e testosterona, o treino deverá ser mais intenso, ideal para fazer progressões. Menor sensibilidade à dor, mais força e resistência, maior sensibilidade à insulina, corpo mais apto para conversão de glicogénio em energia.
Ovulação: um pico de estrogénio leva à produção da hormona luteinizante (LH) responsável pela escolha do óvulo maduro. Os níveis de força ainda se mantêm altos assim como o estado anímico, devendo haver cuidado com o aparecimento de lesões devido ao pico de estrogénio provocar impacto no metabolismo de glicogénio.
Lútea: últimos 12 dias do ciclo. aumento da progesterona e temperatura corporal, assim como do estrogénio. Estas alterações hormonais podem originar dores de cabeça, acne, maior sensibilidade nos peitos, inchaço e alterações de humor. Nesta fase é normal haver maior cansaço e menor disponibilidade física. A temperatura corporal está um pouco mais alta assim como o ritmo cardíaco. A retenção de líquidos também é uma característica desta fase. O treino deve ser um pouco mais leve.