Atividade física
atividade física
19 de Junho, 2021

Atividade física para melhoria da saúde e diminuição da mortalidade

Gostaríamos de rebuscar o chavão que recorrentemente é utilizado para recomendação ao nível da prática de atividade física – “30 minutos, exercício moderado a vigoroso, durante pelo menos 5 dias por semana”; será que podemos colocar a maioria da população nesta “caixa”? Parece que não!

Para perceber a força desta recomendação um estudo efetuado pela universidade de Columbia juntamente com uma equipa internacional procurou encontrar respostas… e do que ficou claro destacamos que, em parte, depende de como as pessoas passam o resto do seu dia.

Concomitantemente salientou-se que perceber como um conjunto de atividades pode ter um impacto significativo na saúde e longevidade poderá agora ser mais facilmente analisado através da utilização de monitores de atividade.

Assim com informação de 6 estudos, num total de mais de 130 mil adultos, tentaram determinar como diferentes combinações de atividade moderada a vigorosa, ligeira ou comportamento sedentário potencialmente afetam a mortalidade.

Em larga medida percebeu-se, de acordo como já referido anteriormente, que os benefícios dos 30 minutos variam de acordo com o que os indivíduos realizam no restante tempo do dia.

Assim parra indivíduos bastante sedentários (entenda-se mais de 11 horas diárias) os 30 minutos eram insuficientes.

Portanto temos de considerar todo o perfil de movimento dos indivíduos se queremos ser mais assertivos neste tipo de recomendações.

Atividade física para melhoria da saúde.
Atividade física para melhoria da saúde.

Outras notas referem-se à importância da atividade física ligeira em combinação com exercício mais vigoroso! Desta maneira combinando poucos minutos de exercício vigoroso e depois realizando atividades ligeiras poderia diminuir o risco de morte prematura em 30%.

Os mesmos autores arriscaram-se a sugerir uma fórmula prática de maneira a combinar um “cocktail” para mais fácil operacionalização:

  • 3 minutos de exercício moderado a vigoroso por cada hora que passa sentado;
  • 12 minutos de atividade ligeira por cada hora que passa sentado.

Parece-nos que estas recomendações acabam sempre por cair em alguma redundância, mas talvez também possam servir de uma métrica simples e fácil de aplicar por todos aqueles que querem melhorar a sua saúde e acima de tudo alerta-nos para a necessidade de sermos mais ativos e de como esse facto pode impactar positivamente na nossa saúde e taxa de mortalidade.

Bons treinos.

 

Créditos:

Joint association between accelerometry-measured daily combination of time spent in physical activity, sedentary behaviour and sleep and all-cause mortality: a pooled analysis of six prospective cohorts using compositional analysis | British Journal of Sports Medicine (bmj.com)

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sono
Sem categoria
saúde
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Medicina
Golfe
genética
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
Envelhecimento
Entrevista
Ensino
Educação
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Cycling
Comunicação
coluna
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física