Pensa geralmente no calçado que utiliza para treinar, correr, fazer o seu dia-a-dia? Caso a resposta seja “não”, alertamos para que comece a ponderar essa situação.
Passamos a explicar…
O pé é uma estrutura muito complexa, com muitos ossos e articulações que têm de se mover de forma adequada e dentro de um timing certo. Sempre que apoia o pé no chão imensa musculatura tem de ser ativada para que a absorção do impacto seja a mais eficiente.
A utilização de calçado inadequado limita bastante o processo acima descrito, resultando num stress excessivo sobre outras articulações que podem originar algum processo de desconforto, dor, lesão.
Pessoas com excesso de peso têm ainda de desacelerar mais porque a magnitude das forças que entram nas suas articulações são maiores.
Nas nossas sessões de personal training realizamos uma avaliação da sua capacidade neuromuscular e procuramos melhorar o seu sistema muscular para que a longo prazo a saúde das suas articulações não seja posta em causa.
Quando escolher calçado pense também que este não deve limitar as ações do seu pé, se tiver dúvidas pegue nas duas pontas do calçado e torça para ver até que ponto este é maleável o suficiente.
Não queremos dar a entender que de um momento para o outro deva mudar todas as sapatilhas lá de casa, ou que deve começar a correr com um calçado minimalista porque seria uma experiência dolorosa. Mas que, sempre que possível, opte pelas opções que sugerimos e porque não mesmo andar, lá por casa, ou treinar descalço(a) se tiver essa possibilidade!
O treino personalizado é uma das melhores formas de assegurar uma orientação profissional para que cada detalhe do seu processo de treino e estilo de vida seja pensado. Se tem preocupação com a sua saúde articular e muscular ou melhorar a sua composição muscular não hesite e procure um dos nossos profissionais em Faro e Olhão, estaremos prontos para ajudar.
Bons treinos.