casal
Treino
20 de Setembro, 2019

SEXO antes ou depois do treino, será benéfico ou prejudicial?

O sexo tem benefícios como: menos stress, mais auto-estima, libertação de endorfinas que promovem o bem-estar, reforço do sistema imunitário, etc.
São conhecidos de todos nós os benefícios do sexo: menos stress, mais auto-estima, libertação de endorfinas que promovem o bem-estar, reforço do sistema imunitário, etc.

O debate é longo e nem sempre consensual. Existe a crença que o sexo antes do treino pode afetar a performance e que se for depois, as relações sexuais podem comprometer a recuperação.

No entanto, existem cada vez mais evidências que estas crenças são mitos enraizados ao longo dos tempos e que se prendem essencialmente com fatores psicológicos. Não é novidade o facto do mundo do desporto se reger muito com base em crenças e superstições.

Ou seja, se um praticante de exercício ou atleta tem por hábito praticar a abstinência sexual, nos momentos que antecedem ou precedem os treinos/ competições, tendencialmente acreditará que é o melhor para o seu desempenho desportivo, sentindo-se aquém das capacidades se fizer o contrário.

Por outro lado, se este tem por hábito manter relações sexuais nestes períodos, não irá sentir qualquer perda de performance ou, inclusive, sentir-se-á melhor a nível físico e psicológico. Portanto, o cérebro pode ser mais determinante que o sexo em si.

Para além disso, são conhecidos de todos nós os benefícios da atividade sexual: menos stress, mais auto-estima, libertação de endorfinas que promovem o bem-estar, reforço do sistema imunitário, etc.
Parece-lhe contraproducente em alguma altura? Nós acreditamos que não.

Contudo, compreendemos que em alguns casos se possa confundir bem-estar e relaxamento com défices de força, diminuição do foco ou menor tempo de reação. Mas, na verdade, os estudos dizem o contrário, registando-se a manutenção ou até mesmo ganhos de força e energia como consequência do acto sexual. Inclusive, pode desencadear reações hormonais que favorecem o desenvolvimento da massa muscular.

Como em tudo na vida apelamos ao bom senso e, até ao auto-conhecimento do corpo. Ao fim ao cabo o importante é manter-se saudável a todos os níveis, onde se inclui a vida sexual.

Texto de Gonçalo André

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sem categoria
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Golfe
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
Entrevista
Ensino
Educação
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Comunicação
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
atividade física