“Felizmente o treino da capacidade física “Força Muscular” é cada vez mais vista como essencial no desenvolvimento e manutenção de uma boa saúde e qualidade de vida e, de igual modo, no desenvolvimento desportivo!
Contudo, ainda existe quem ache que não! Talvez essa opinião seja devido ao desconhecimento do que é a força muscular e do que são as suas diferentes formas de manifestação. Vamos tentar explicar:
– Força Muscular é a capacidade do sistema neuromuscular gerar tensão dobre determinadas condições específicas. Esta manifesta-se de forma dinâmica, reativa e estática. Na maioria dos movimentos humanos a força muscular não se manifesta de uma única forma, mas sim combinando as suas diferentes formas de manifestação. Bem, posto isto vamos relacioná-la com as outras capacidades físicas:
– Velocidade: capacidade de o sistema neuromuscular gerar tensão de forma a realizar movimentos rápidos.
– Potência/ explosividade: capacidade de o sistema neuromuscular gerar tensão o mais rapidamente possível
– Resistência: capacidade de o sistema neuromuscular gerar tensão continuamente durante certo período de tempo.
– Flexibilidade: capacidade de o sistema neuromuscular gerar tensão de forma coordenada entre os músculos agonistas, antagonistas e sinergistas de uma articulação ou conjunto de articulações.
– Agilidade: capacidade de o sistema neuromuscular gerar tensão de forma coordenada permitindo mudanças de direção rápidas e eficazes.
Bem, como pode ver existe em todas as capacidades a capacidade de o sistema neuromuscular gerar tensão, logo Força Muscular. Com isto não quero dizer que não existem outras componentes nas diferentes capacidades físicas!! Existem sim!! Mas a Força Muscular é a sua base e esta deve ser adequadamente treinada para cada objetivo!! Pensem nisto!!”
José Vilaça Alves, Strenght Conditioning Science