Reflexão da Semana
14 de Julho, 2019

Reflexão da semana: mais desporto no presente significa menos custos com a saúde no futuro

O desporto foi fundamental na cura da tuberculose para Hemógenes.
Hermógenes superou a tuberculose e considerou o desporto fundamental na sua cura.

José Hermógenes de Andrade Filho, foi militar, escritor e professor e tentou dedicar-se à causa de aumentar a prática do desporto no Brasil. Tendo ficado conhecido como Hermógenes, professor e poeta do Yoga, recebeu a Medalha de Integração Nacional de Ciências da Saúde e o Diploma d’Onore no IX Congresso Internacional de Parapsicologia, Psicotrónica e Psiquiatria (Milão, 1977).

Na década de 60, quando era militar, esteve à beira da morte após lhe ter sido diagnosticado tuberculose. Superou a doença e considerou sempre a atividade física, nomeadamente o Yoga, como fundamental para a sua cura.

Após este episódio chegou a tenente-coronel e foi um dos percursores do yoga no Brasil. Para além da sua experiência de vida, inspirou-se também nas enumeras peregrinações que fez à Índia, escrevendo mais de 30 livros. Defensor acérrimo dos benefícios da atividade física para a saúde, o reconhecido e respeitado como professor de Humanidades na Escola do Exército no Brasil proferiu esta afirmação: “Quanto mais se constroem campos para praticar desportos menos necessidade se tem de construir hospitais.”

Concorda com a visão do Hermógenes? Também considera que se a população praticar mais atividade física no presente isso representará mais saúde e menos custos com os respetivos tratamentos no futuro? Deixe-nos a sua opinião comentando a nossa publicação nas redes sociais.

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sem categoria
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Golfe
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
Entrevista
Ensino
Educação
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Comunicação
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
atividade física