Análise do peso morto
Biomecânica
22 de Maio, 2019

Análise biomecânica do peso morto

Nas últimas análises de biomecânica que efectuámos temos vindo a escolher exercícios que têm como objectivo criar um desafio aos músculos responsáveis pela extensão da anca, hoje decidimos abordar o peso morto.

Análise biomecânica do peso morto
Análise do peso morto

Tal como na extensão da anca no banco romano também o peso morto apresenta um perfil de maior resistência, na posição de maior alongamento (imagem da direita), para menor ou praticamente nula, na posição de maior encurtamento (imagem da esquerda).

A questão neste exercício é que na posição de maior encurtamento o desafio é quase nulo, porque o braço de momento (BM) praticamente desapareceu, logo o desafio para os músculos é zero. Algumas estratégias podem ser utilizadas para evitar que esta variação da amplitude do perfil resistência seja tão grande e ocorra o acima descrito (nenhum desafio muscular aos extensores da anca), nomeadamente a utilização de elásticos que vão aumentar a magnitude à medida que caminhamos para a posição de maior encurtamento (imagem da esquerda).

Outra questão interessante de se reflectir, especialmente no peso morto, é que existem diversas articulações em carga desde anca até à zona dos ombros e tradicionalmente o peso morto é associado a cargas elevadas que não são devidamente acomodadas à capacidade dessas outras articulações. E quase sempre em sacrifício de “uma maior estimulação” dos extensores da anca. Lembre-se então que aquando da realização do exercício deverá ter-se sempre em conta essa situação e perceber que grande parte das vezes será um exercício avançado, quando com estes objectivos, e que o praticante deverá reunir uma série de condições para que a sua execução represente um benefício.

Não obstante a aprendizagem do skill associado ao exercício poderá ser uma estratégia interessante para executantes principiantes onde a carga é reduzida ou inexistente, servindo apenas o peso do tronco como resistência.

Continuação de bons treinos, Tiago Gago

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sono
Sem categoria
Saúde Mental
saúde
Resultados
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
ossos
obesidade
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Medicina
Massa gorda
Golfe
genética
Futsal
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
escoliose
Envelhecimento
Entrevista
Ensino
Educação
Dor
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Cycling
crianças
Controlo motor
Comunicação
coluna
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física
Alto Rendimento
Ver todas as Categorias