Depois de já ter abordado as diferenças ao nível do trabalho desenvolvido no treino personalizado e nas aulas de grupo em contexto digital, desta vez, o nosso colega Ricardo Dias apresenta as diferenças destas abordagens em contexto de ginásio.
Quando queremos iniciar uma atividade no ginásio, deparamo-nos com várias opções desde Personal Training, Sala de Musculação/ Cardiofitness a Aulas de Grupo.
Aqui começa a primeira barreira ao início da atividade – “Por onde devo começar?” – poderá parecer uma escolha fácil, mas penso que alguma da percentagem de desistência nos primeiros meses, deve-se sobretudo por fazer uma escolha errada. Não tem necessariamente de ser igual para todos, pois temos características, objetivos e motivações diferentes. Como tal, seria adequado que houvesse alguém que nos indicasse o caminho que melhor se adaptada a cada um.
Os Clubes, têm apostado nas modalidades de grupo, uma forma fácil de rentabilizar um instrutor, numa aula que pode ter 30-40 pessoas. O problema aqui poderão ser as pessoas que estão a iniciar pois, nunca fizeram atividade física e caíram ali de “paraquedas” ou porque o amigo(a) lhe convidou ou porque viu nas redes sociais que aquela aula é que era boa. No final da aula muito provavelmente esta pessoa irá sair com uma perceção errada, sentindo claramente que está ali a mais. Isto pode provocar desmotivação e futuramente a sua desistência. Se houver alguém que lhe explique no início que, o indicado será começar com alguma atividade física ajustada às suas capacidades e limitações, para fortalecimento da sua estrutura músculo-esquelética e consciencialização corporal e postural, teremos aqui uma base para o cliente futuramente poder escolher a sua modalidade com mais segurança e consciência.
O Personal Trainer será alguém que lhe indicará o melhor caminho a seguir de acordo com os seus objetivos, respeitando a sua individualidade. A Diferenciação de cada pessoa é um processo fundamental para treinar de forma segura.
– Em qual devo investir – PT ou Aulas de Grupo?
Aspetos a ter em conta:
1. Preço
Personal Trainer – Ter um profissional a dedicar o seu tempo inteiramente a si, terá claramente um custo superior, será um investimento com um retorno prolongado.
Aulas de Grupo – Opção “Low-cost”, mas que poderá fazer sentido de acordo com o seu objetivo.
2. Resultados
Personal Trainer – Um PT será alguém capaz de dirigir, contruir, ajustar um exercício ou um conjunto de exercícios adequados a si e à sua estrutura músculo-esquelética, sendo ainda capaz de corrigir, adaptar e motivar em tempo real a realização desse mesmo exercício. Isto levará a uma maior taxa de sucesso e à realização mais precoce e de forma segura dos seus objetivos.
Aulas de Grupo – Podemos ter resultados? Sim claro, dependerá muito mais de si, requer do próprio cliente um maior auto-conhecimento das suas capacidades e limitações, normalmente associados a praticantes mais experientes, capacidade de se manter focado durante o processo de treino.
3. Socialização
Personal Trainer – Embora não constitua um objetivo em si é normal que após algum tempo de trabalho em comum com o PT, este acabe por ser como que um amigo que está no final do dia à nossa espera para ajudar a descarregar o resto das energias e frustrações do dia, tornando-se um “Bom Ouvinte”.
Aulas de Grupo – A vertente social é bastante importante, principalmente após um dia trabalho duro e/ou sedentário. As aulas de grupo são muitas vezes o escape desse dia, onde encontramos aquele(a) amigo(a), normalmente são sempre sinónimo de diversão e animação.
Drª Arlete Costa, Médica Oftalmologista e cliente com vários anos de experiência, em treino Individualizado e em grupo, deixa-nos aqui o seu testemunho:
“De um modo sucinto e preciso julgo que a única forma de aperfeiçoar a técnica e desempenho no treino Fitness é ser orientada por um profissional qualificado (PT). A minha experiência demonstra que os resultados da evolução qualitativa surgem ao fim de poucos meses. E será nos treinos de grupo que essa análise comparativa poderá ser melhor constatada e avaliada, se bem que sejam uma excelente forma de socializar e treinar o espírito de equipa.”
Depois desta análise cada pessoa poderá ter uma escolha mais clara do que quer ou precisa. Existem vantagens nas duas modalidades, e dependerá da experiência motora de cada cliente.
As aulas de grupo têm uma boa relação qualidade-preço mas talvez seja mais indicada para indivíduos mais experientes. Se nunca fez atividade física e se realmente quer trabalhar de forma segura e eficaz contratar um Personal Trainer será a melhor opção.
Aqui teremos futuramente outro tema a abordar, como devo escolher e que características deve ter Personal Trainer?
Bons treinos!
Texto de Ricardo Dias