quantos passos por dia
atividade física
3 de Outubro, 2021

Quantos passos devo dar por dia?

Quantos passos devemos dar por dia é uma questão recorrente que devido aos inúmeros aparelhos que fazem um rastreio dessa medida vão de alguma forma encorajando ou pelo menos despertando curiosidade por essa métrica.

Talvez não exista uma resposta assertiva a essa pergunta e a melhor explicação será motivar a andar mais, sempre que possível, em vez de apontar para um “número mágico”, já que esse fato parece ser de alguma forma determinante para uma vida mais longa e saudável.

Recentemente numa conferência do Heart Association’s Epidemiology, Prevention, Lifestyle & Cardiometabolic Health Conference, que teve lugar de forma virtual já no ano de 2021, demonstrou-se que dar mais passos ao longo do dia, seja de uma vez só ou em diferentes períodos durante o dia está ligado a uma maior longevidade. Estes resultados tiveram por base dados recolhidos, por meio de um pedómetro, num universo de 16732 mulheres acima dos 60 anos de idade durante 4 a 7 dias por semana entre os anos de 2011 até 2015. Depois rastreou-se as mortes por qualquer causa por uma média de 6 anos até ao final do ano de 2019.

Quantos passos devo dar por dia?
Quantos passos devo dar por dia?

Os dados revelaram que as mulheres que deram mais passos diários, independentemente da sua duração de cada caminhada viveram mais.

Embora muitas vezes se aponte o “número mágico” de 10000 passos por dia como objetivo parece que um valor para metade desse número já apresentaria indicadores interessantes para a longevidade.

Em comparação com a ausência de passos diários, cada aumento de 1000 passos foi associado a uma diminuição de 28% na incidência de morte.

Caminhar é uma das formas mais fáceis e baratas de aumentar a atividade física da nossa população e consequentemente a sua saúde por isso parece-nos extremamente importante estimular essa prática através da adoção de pequenas estratégias nesse sentido.

Apesar de os resultados serem bastante interessantes gostaríamos de ressalvar que temos de ter muito cuidado em extrapolar as mesmas conclusões para outras populações, nomeadamente pessoas mais novas.

Continuação de bons treinos.

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sono
Sem categoria
saúde
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Medicina
Golfe
genética
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
Envelhecimento
Entrevista
Ensino
Educação
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Cycling
Comunicação
coluna
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física