Exercício Físico
3 de Janeiro, 2022

O exercício e a imunidade – recomendações para 2022

Dado o contexto atual, nos últimos 2 anos tem-se registado um aumento do interesse sobre questões relacionadas com a imunidade e em como podemos melhorar as defesas do nosso corpo.
Estamos mais alerta com tudo o que se relaciona com a nossa saúde, bem como a dos que nos rodeiam. Gostamos de saber como as pessoas que nos rodeiam se alimentam, descansam ou se seguem as recomendações do seu médico ou da organização mundial de saúde. Há também cada vez mais debates no seio familiar ou no círculo de amigos sobre complexas questões relacionada coma medicina, virús ou vacinação.


Neste contexto, há igualmente cada vez mais pessoas a aconselhar (e bem) umas às outras a prática de exercício regular. É com enorme satisfação que na PTX assistimos à crescente tendência da recomendação do nosso serviço de “PT” por parte dos pais aos seus filhos, dos maridos às respectivas esposas (e vice-versa), entre outros exemplos….Acreditamos que esta é uma realidade transversal aos restantes espaços de exercício e saúde.
De facto, há robustas evidências científicas no sentido de que o exercício físico é uma forma natural e essencial para o reforço da imunidade e da saúde em geral. Numa revisão científica do Journal of Sport and Health Science (2019) foi publicado que o exercício melhora a resposta imunitária do corpo, baixa o risco de doenças e inflamações.
Como é do conhecimento geral, nos últimos anos têm também sido publicados frequentemente estudos científicos que defendem que o exercício físico regular ajudam a reduzir doenças cardiovasculares, a eliminar o stress e a combater a depressão.
Sabendo que estamos no início de mais um ano civil e tendo a consciência que nesta altura a população espera dos profissionais do exercício algum reforço positivo para mudar certos hábitos, concluímos este breve texto com as seguintes recomendações tendo em vista a sua imunidade:

– Faça exercício regular (cerca de 3x por semana);
– Coma alimentos frescos e da época;
– Reduza o Stress;
– Descanse;
– Reduza o tempo à frente dos ecrãs;

Excelente 2022 a todos!

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sono
Sem categoria
Saúde Mental
saúde
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
ossos
obesidade
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Medicina
Golfe
genética
Futsal
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
escoliose
Envelhecimento
Entrevista
Ensino
Educação
Dor
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Cycling
crianças
Comunicação
coluna
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física
Alto Rendimento
Ver todas as Categorias