A perda da massa e força muscular associada à idade, aquilo que designamos de sarcopenia, é um processo natural do envelhecimento.
Contudo este fenómeno passou a ser formalmente considerado uma doença do foro muscular. Do ponto de vista das suas consequências destacamos o aumenta o risco de quedas e faturas; capacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia; associação com doenças cardíacas e respiratórias; contribuição para a diminuição da mobilidade e redução significativa da qualidade de vida.
Indiretamente contribui também para o aumento dos custos com o sistema de saúde de vários países.
Novos indicadores revelam que a capacidade de produzir força é mais preponderante que a diminuição da quantidade de músculo quando olhamos para as consequências da doença.
Assim a conjugação da perda de massa muscular, perda de força muscular e diminuição da performance física conduz a um quadro de sarcopenia severa.
Por isso sugerimos que após obter aconselhamento do seu médico a prática de exercício físico supervisionado pode ser uma estratégia, bastante válida e com muitas evidências, para recuperar/retardar a perda parte da massa muscular assim como desenvolver a força muscular.
O treino com resistências apropriado poderá ser o seu melhor cúmplice numa abordagem profilática como reativa à doença especialmente, quando já instalada, para prevenir incapacidade subsequente à doença
Paralelamente à adoção de uma dieta apropriada, prescrita por um profissional credenciado, e a adoção de uma prática de atividade física regular serão estratégias que poderá incluir no seu plano.
A PTX possui uma equipa dedicada e apaixonada por ajudar todas aqueles que, pelas mais diversas razões, pretendem iniciar um programa de treino de força. Aliás esta poderá ser a sua melhor solução para enfrentar este tipo de problemas e outros mais que tenham bons resultados perante a realização de treino de força.
Essa necessidade assume mais relevo após períodos longo de inatividade e, se assim o podemos dizer, “desuso” de uma das mais importantes capacidades que possuímos – produzir força.
Bons treinos.
Referências:
- Don’t let muscle mass go to waste – Harvard Health
- The Epidemiology of Sarcopenia;
- Sarcopenia: A Time for Action. An SCWD Position Paper
- Sarcopenia: revised European consensus on definition and diagnosis