Treino de força
2 de Abril, 2022

Força muscular e saúde

Investigações sugerem que a força muscular está inversamente associada à mortalidade, mesmo independentemente de outros fatores. Um estudo de 2016, sugeriu que em adultos com 65 e mais anos as taxas de mortalidade eram significativamente mais baixas em indivíduos que realizavam regulamente treino de força.

Genericamente, o envelhecimento é acompanhado por uma redução de um tipo de fibras musculares, que designamos por “fibras rápidas” e que são treinadas principalmente através do treino de força de maior intensidade. Este cenário acontece, provavelmente, por um decréscimo da sua utilização, visto as pessoas nessa faixa etária não realizarem exercício físico que promova esse tipo de estimulação e concomitantemente essa atrofia agrava ainda mais essa relação.

É cada vez mais consensual que quer através do treino de força como do treino de resistência cardiorrespiratória se conseguem obter uma série de benefícios para a saúde dos seus praticantes. Portanto, o treino de força ao longo da nossa vida é uma das melhores formas de reduzirmos os efeitos do envelhecimento, melhorar a nossa saúde metabólica e proteger-nos contra a imunossenescência.

Força muscular e saúde.
Força muscular e saúde.

Felizmente, e independentemente da nossa idade, conseguimos ver melhorias nos nossos parâmetros de aptidão física com a prática de treino de força regular. Há já evidências que indivíduos sedentários mais velhos conseguem ganhar mais de 50% de força, comparativamente àquilo que era o seu limiar, com apenas 6 semanas de prática de treino de força.

Sugere-se que a força de preensão poderá ser um biomarcador interessante para avaliar o envelhecimento ao longo da vida.

Uma preensão fraca está associada a uma série de causas de mortalidade, tal como um índice de massa corporal elevado. Aliás, problemas de obesidade conseguem ser preditores mais preocupantes mesmo em pessoas “fortes”.

Concluímos assim que a realização de treino de força deverá ser um procedimento cada vez mais transversal na nossa sociedade, aliado a um programa alimentar adequado e a uma boa gestão do stress.

Continuação de bons treinos.

Referências:

  • DiNicolantonio, J., & Land, S. The immunity fix;

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sono
Sem categoria
Saúde Mental
saúde
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
ossos
obesidade
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Medicina
Golfe
genética
Futsal
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
escoliose
Envelhecimento
Entrevista
Ensino
Educação
Dor
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Cycling
crianças
Comunicação
coluna
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física
Alto Rendimento
Ver todas as Categorias