Treino
3 de Janeiro, 2019

Estilo de vida e saúde

Durante o nosso dia-a-dia, devido ao nosso estilo de vida, tornamo-nos experts em criar padrões disruptivos ao nível do recrutamento muscular, a isso muitas vezes chamamos de compensação muscular.
Este facto deve-se, em parte, a lesões traumáticas; estilo de vida sedentário; imobilização; ou mesmo o tipo de calçado que utilizamos…


Infelizmente estes padrões acabam por tornar-se “habituais, normais” sempre que continuamos a promover as causas para esse efeito.
Este cenário recorda-nos de uma frase “garbage in = garbage out”, o mesmo é dizer que toda a nossa resposta motora é resultado da qualidade das nossas interações no dia-a-dia.


Assim se muitas vezes queremos melhorar aspetos da nossa “funcionalidade” temos de não só olhar para a qualidade do nosso exercício físico, mas também para uma série de fatores que por si só estão constantemente a hipotecar a nossa evolução.
É uma realidade crua, mas se continuarmos a descurar tudo o que fazemos num período de 24 horas será muito difícil em 2 ou 3 horas por semana reverter algo que esteja menos bem.
Isto para dizer que devemos procurar melhorar em vários aspetos da nossa vida, desde o tempo de sono até à qualidade da nossa alimentação tudo é importante para sermos mais saudáveis e funcionais.


Aproveite o início deste novo ano e reflita sobre como pode tornar-se mais saudável, o que pode alterar e contribuir para um melhor “EU”.
Bons treinos.

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sono
Sem categoria
Saúde Mental
saúde
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
ossos
obesidade
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Medicina
Golfe
genética
Futsal
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
escoliose
Envelhecimento
Entrevista
Ensino
Educação
Dor
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Cycling
crianças
Comunicação
coluna
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física
Alto Rendimento
Ver todas as Categorias