O treino HIIT (high intensity interval training) é um método que combina períodos de treino de alta intensidade intervalado com períodos de recuperação de baixa intensidade – com diferentes rácios entre estes dois períodos.
Este método tornou-se interessante, nos últimos anos, porque promete bons resultados, a vários níveis, com períodos de treino relativamente curtos em comparação com outras formas mais tradicionais de treino.
Contudo, existe alguma desconfiança na sua segurança quando aplicado a determinadas populações, nomeadamente a pessoas com doença cardiovascular.
Parece, no entanto, haver alguma evidência na segurança da sua aplicação no processo de reabilitação cardiovascular, ou pelo menos como coadjuvante de formas de treino mais conservadoras.
Nesta ótica a sua individualização parece ser necessária para uma maior segurança, seguindo algumas diretrizes que asseguram uma boa relação entre risco/benefício.
Primeiro, será sempre necessária a realização de alguns exames preditores, para determinar a intensidade a que o cliente se poderá exercitar, com consentimento médico; segundo, durante a sua execução deverão monitorizar-se alguns valores fisiológicos (frequência cardíaca, pressão arterial, perceção subjetiva de esforço); terceiro, aplicar um sistema de um para um, em casos de maior severidade e que podem acarretar maiores riscos; quarto, por fim progredir de forma prudente ao longo do contínuo do exercício, quer isto dizer começar por métodos mais moderados e conservadores e progredir para alguma forma de HIIT posteriormente, ao longo do tempo necessário.
Na nossa leitura, gostamos sempre de alertar para a necessidade constante de reforçarmos estas evidências com mais contribuição científica que possa tornar estas determinações mais robustas e seguras para a população que as procura.
O treino personalizado ou o treino de grupo poderá servir-se deste método e de outros princípios na construção de programas de exercício físico para encontrar soluções interessantes para os que gostam particularmente deste formato, mas cabe-nos também a nós assegurar a sua segura aplicação.
Concomitantemente desenvolvemos formas de treino personalizado em Faro que servem uma população mais criteriosa, mas procuramos sempre alargar os nossos serviços e poder servir, de forma segura e efetiva, mais pessoas sempre com o crivo da Personal Training Excellence (PTX).
Bons treinos.
Referências:
- Wewege MA, Ahn D, Yu J, Liou K, Keech A. High-Intensity Interval Training for Patients With Cardiovascular Disease-Is It Safe? A Systematic Review. J Am Heart Assoc. 2018 Nov 6;7(21):e009305. doi: 10.1161/JAHA.118.009305. PMID: 30376749; PMCID: PMC6404189.
- Martin-Smith R, Cox A, Buchan DS, Baker JS, Grace F, Sculthorpe N. High Intensity Interval Training (HIIT) Improves Cardiorespiratory Fitness (CRF) in Healthy, Overweight and Obese Adolescents: A Systematic Review and Meta-Analysis of Controlled Studies. Int J Environ Res Public Health. 2020 Apr 24;17(8):2955. doi: 10.3390/ijerph17082955. PMID: 32344773; PMCID: PMC7215828.