Sem categoria
17 de Abril, 2018

A arte de vender no Fitness

Foi há cerca de 3 anos atrás que tomei conhecimento do conceito de “sound bite”, uma conceptualização que foi absorvida pelo fitness vindo essencialmente da política.
Tenho que confessar que na altura e nos tempos seguintes não entendi, por completo, o que se pretendia com os “sound bites”. Acredito que o leitor também não… mas passo a explicar: são normalmente frases curtas com muito impacto e que tentam captar a essência de um discurso, nos cabeçalhos dos jornais é frequente lermos “sound bites”.


Até aqui tudo bem! Mas como se relaciona isto com o fitness? Pois o fitness está cheio de “sound bites”, “a modalidade X é boa para isto”; “quem tem dores de costas deve fazer Y”, etc.
Muito do marketing do fitness é feito à volta desta forma de comunicação, todos nós relacionamos certos métodos, aulas, serviços com determinado objetivo. O problema é que nunca salvaguardamos uma questão importante, “para quem?”
Significa isto que estes chavões não servem a todos, e generalizar é um dos defeitos do fitness.
O treino tem um grande potencial para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas e necessita que para isso passemos de uma linguagem pouco responsável para um discurso sério, assente em conhecimento escrutinado.
Quando atingirmos essa maturidade podemos vender o treino e fitness com a certeza que estamos a proporcionar um serviço capaz de modificar, por completo, a vida das pessoas para melhor.
Os treinadores têm de ser mais assertivos nos seus processos de trabalho e os clientes mais exigentes e capazes de perceber que a sua individualidade nem sempre cabe numa frase feita para vender.
Desenvolver um processo de treino exige competência e constante atualização sobre diversas matérias. Contudo embora certas questões sejam bastante consensuais outras não o são, e a saída de novos estudos e conclusões é vertiginosa, por isso um conhecimento sólido é determinante na análise crítica dessas conclusões.
A PTX procurou desde início afastar-se dessa tentação e procurou idealizar um serviço único baseado em cada corpo com quem trabalhamos. Por isso a nossa dedicação ao cliente é pormenorizada e individualizada na perspetiva da excelência.
Bons treinos.

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sem categoria
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Golfe
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
Entrevista
Ensino
Educação
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Comunicação
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
atividade física