Foi há cerca de 3 anos atrás que tomei conhecimento do conceito de “sound bite”, uma conceptualização que foi absorvida pelo fitness vindo essencialmente da política.
Tenho que confessar que na altura e nos tempos seguintes não entendi, por completo, o que se pretendia com os “sound bites”. Acredito que o leitor também não… mas passo a explicar: são normalmente frases curtas com muito impacto e que tentam captar a essência de um discurso, nos cabeçalhos dos jornais é frequente lermos “sound bites”.
Até aqui tudo bem! Mas como se relaciona isto com o fitness? Pois o fitness está cheio de “sound bites”, “a modalidade X é boa para isto”; “quem tem dores de costas deve fazer Y”, etc.
Muito do marketing do fitness é feito à volta desta forma de comunicação, todos nós relacionamos certos métodos, aulas, serviços com determinado objetivo. O problema é que nunca salvaguardamos uma questão importante, “para quem?”
Significa isto que estes chavões não servem a todos, e generalizar é um dos defeitos do fitness.
O treino tem um grande potencial para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas e necessita que para isso passemos de uma linguagem pouco responsável para um discurso sério, assente em conhecimento escrutinado.
Quando atingirmos essa maturidade podemos vender o treino e fitness com a certeza que estamos a proporcionar um serviço capaz de modificar, por completo, a vida das pessoas para melhor.
Os treinadores têm de ser mais assertivos nos seus processos de trabalho e os clientes mais exigentes e capazes de perceber que a sua individualidade nem sempre cabe numa frase feita para vender.
Desenvolver um processo de treino exige competência e constante atualização sobre diversas matérias. Contudo embora certas questões sejam bastante consensuais outras não o são, e a saída de novos estudos e conclusões é vertiginosa, por isso um conhecimento sólido é determinante na análise crítica dessas conclusões.
A PTX procurou desde início afastar-se dessa tentação e procurou idealizar um serviço único baseado em cada corpo com quem trabalhamos. Por isso a nossa dedicação ao cliente é pormenorizada e individualizada na perspetiva da excelência.
Bons treinos.