O mesmo movimento pode determinar diferentes resistências para o mesmo músculo dependendo da maneira como nos posicionamos no espaço, especialmente quando lidamos com a força da gravidade, isso mesmo podemos ver neste exercício – Lateral Raise deitado comparativamente a um outro exercício já aqui analisado.
Na verdade realizar o Lateral Raise deitado ou em pé tem implicações totalmente diferentes para os abdutores do ombro, os responsáveis por fazer o movimento acontecer.
Como podemos observar, na imagem da esquerda, à medida que elevamos ligeiramente o braço encontramos a maior resistência ao longo da amplitude do exercício, o mesmo será dizer que é perto desta zona que o exercício será mais difícil/desafiante para o executante. Depois à medida que finalizamos a abdução do braço, até ao máximo de 90 graus (imagem da direita), o exercício vai sendo cada vez mais fácil por diminuição do braço de momento (BM). Ao invés, quando realizamos o Lateral Raise na posição ereta, a variação da resistência é totalmente oposta, ou seja, o exercício inicia-se de maneira bastante fácil e assim que alcançamos novamente os 90 graus de abdução do ombro é quando encontramos a maior resistência.
Depois temos ainda de considerar que existem diferentes oportunidade de nos posicionarmos entre o Lateral Raise deitado e o ereto, se escolhermos uma posição intermédia teremos uma variação da resistência novamente diferente.
O que podemos, de uma forma generalista, retirar destes diferentes cenários é que todos eles proporcionam diferentes oportunidades para diferentes executantes. Haverá entre eles opções mais interessantes mas caberá no final ao treinador analisar o risco/benefício de todos eles.
Acima de tudo pretendemos demonstrar através destes exemplos, nomeadamente o Lateral Raise deitado, o quão é importante sabermos analisar todos as circunstâncias de um determinado exercício se queremos particularizar e entregar a melhor experiência de treino.
Continuação de bons treinos.
Referências:
- Adaptado de: RTS (Resistance Training Specialist) – Tom Purvis.