Existem muitos marcadores que contribuem para melhorar os nossos níveis de saúde, bem-estar e fitness, mas talvez nenhum seja tão negligenciado como o sono.
E embora saibamos que ele é imprescindível para a nossa sobrevivência e correto funcionamento nunca lhe atribuímos a devida atenção.
Nós, adultos, necessitamos de 7 a 8 horas de sono diárias, no entanto se nos socorrermos de dados do outro lado do atlântico, nomeadamente de estudos realizados nos Estados Unidos, percebemos que apenas 48% dos americanos conseguem atingir o valor das 7 horas. E que 30% a 40 % dormem menos de 6 horas.
Embora estes valores não reflitam a realidade portuguesa podemos extrapolar o que acontece no nosso país em virtude da normalização dos estilos de vida ditos ocidentais.
O sono insuficiente é prejudicial e pode contribuir para um sem número de problemas como a depressão, sobrepeso, diminuição dos processos cognitivos, sistema imunitário enfraquecido, entre outros. Resumidamente impacta desde o seu humor até à sua saúde e produtividade.
Importa saber os três importantes fenómenos que ocorrem enquanto dormimos:
– O nosso cérebro recarrega;
– Regeneração celular;
– Libertação hormonal.
Por isso é fundamental que crie estratégias para não prejudicar a sua rotina de sono. Entre as quais destacamos as seguintes:
– Pratique atividade física regularmente;
– Dedique algum tempo do seu dia em contacto com a natureza;
– Não consuma estimulantes perto da hora de dormir;
– Crie uma rotina de deitar e levantar e procure deitar-se cedo;
– Relaxe antes de dormir e crie um ambiente propício para que a entrada no sono seja facilitada (não abuse de luzes de écrans e diminua a intensidade da luz da sua casa);
– Remova qualquer objeto eletrónico do seu quarto e dedique este espaço apenas ao seu descanso.
Esperemos que, caso seja alguém com problemas de sono ou falta de disciplina para o mesmo, prossiga com algumas das nossas dicas e melhore a sua saúde.
Continuação de bons treinos e descanso.