José Hermógenes de Andrade Filho, foi militar, escritor e professor e tentou dedicar-se à causa de aumentar a prática do desporto no Brasil. Tendo ficado conhecido como Hermógenes, professor e poeta do Yoga, recebeu a Medalha de Integração Nacional de Ciências da Saúde e o Diploma d’Onore no IX Congresso Internacional de Parapsicologia, Psicotrónica e Psiquiatria (Milão, 1977).
Na década de 60, quando era militar, esteve à beira da morte após lhe ter sido diagnosticado tuberculose. Superou a doença e considerou sempre a atividade física, nomeadamente o Yoga, como fundamental para a sua cura.
Após este episódio chegou a tenente-coronel e foi um dos percursores do yoga no Brasil. Para além da sua experiência de vida, inspirou-se também nas enumeras peregrinações que fez à Índia, escrevendo mais de 30 livros. Defensor acérrimo dos benefícios da atividade física para a saúde, o reconhecido e respeitado como professor de Humanidades na Escola do Exército no Brasil proferiu esta afirmação: “Quanto mais se constroem campos para praticar desportos menos necessidade se tem de construir hospitais.”
Concorda com a visão do Hermógenes? Também considera que se a população praticar mais atividade física no presente isso representará mais saúde e menos custos com os respetivos tratamentos no futuro? Deixe-nos a sua opinião comentando a nossa publicação nas redes sociais.