É daquelas pessoas que odeia exercício físico e não consegue manter-se ativo? Por mais tentativas que faça não consegue ser consistente?
Espere! Na realidade não precisa ser “gymaholic” para obter os benefícios de saúde de uma prática de exercício físico e ser mais ativo.
E para além desses benefícios, bem conhecidos, é provável que comesse também a sentir-se melhor e consiga gerir melhor o stress à sua volta.
A realidade parece ser que a maioria simplesmente não gosta de praticar exercício… mas nós ajudamos dando-lhe algumas dicas:
1 – Encontre o tipo de atividade física ou exercício físico que mais gosta de realizar. No início é importante procurar algo que lhe dê prazer, para tornar de alguma forma o “movimento” mais “amigável”;
2 –Dê tempo ao seu esforço. Poderá demorar algum tempo até que a sua incursão se torne um hábito. Assim que note progressos nesse sentido vai perceber que a ausência de treino passará a ser a sua nova “dor de cabeça”;
3 – Tente construir uma rotina de forma gradual sem que tenha de abdicar de outras coisas importantes na sua vida. Se receia que tenha de abdicar do tempo para a família comece com um “investimento” menor, em termos de treino, e permita-se conseguir adaptar a sua agenda às suas necessidades. Ou mesmo procure atividades que possam envolver a sua família;
4 – Dividir o tempo disponível por mais dias é outra forma interessante de manter a consistência. Se não gosta de sessões longas opte por pequenos momentos de atividade física, existem um sem número de estratégias para tornar-se mais ativo, muitas delas já conhecidas – estacionar o carro mais longe, utilizar com maior frequência as escadas, fazer uma curta caminhada depois de cada refeição, etc.
5- E não desista mesmo que não consiga cumprir com uma das dicas acima referidas. Vão existir momentos em que, por uma ou outra razão, não poderá concretizar a sua agenda, mas lembre-se que há sempre o “amanhã”.
Bons treinos.