A saúde óssea é essencial para que esteja assegurada uma boa qualidade de vida. Quando pensamos em benefícios do exercício talvez seja a saúde cardiovascular que nos ocorra primeiro na nossa mente. No entanto, a saúde óssea não é menos relevante do que qualquer outro aspeto e não deve deixar de ser priorizada.
Os ossos são a estrutura que suporta o nosso corpo e funcionam como um banco de minerais que possibilitam uma série de funções corporais. Sabia que 99% do cálcio do nosso corpo está presente nos ossos e dentes? O nosso esqueleto é a âncora que conecta os músculos, articulações, tendões e toda a mecânica que está inerente. É portanto fundamental compreender a relevância dos ossos para que se possam tomar as melhores decisões estratégicas e cria os cenários mecânicos adequados para um melhor e mais consciente exercício físico.
A Osteoporose (perda de massa de densidade mineral óssea) e a osteopénia (perda de massa muscular) são processos inerentes ao envelhecimento. Consciencializar a população e aumentar o conhecimento e literacia sobre a saúde óssea no seio dos profissionais do exercício e até da saúde é cada vez mais considerada um desafio importante de concretizar na sociedade Americana segundo “Surgeon General’s Report”.
É relevante ter em consideração que metade das mulheres com mais de 50 anos já sofreu qualquer tipo de fratura devido à osteoporose. O mesmo acontece com um um quarto dos homens com a mesma idade. As autoridades de saúde americanas prevêem que possam ocorrer 17,2 milhões de novos casos de osteoporose ou osteopénia entre 2010 e 2030.
Na ótica do exercício é interessante constatar que a “carga mecânica” é muito importante no aumento da capacidade de suportar pressão por parte do osso, influenciando também o tamanho e a força do músculo. Ou seja, o desenvolvimento de um afeta positivamente o outro. Esta consciência sobre o sistema muscular e esquelético beneficia não só a saúde dos nossos seniores como também a saúde dos nossos jovens e crianças.
Desenvolver a massa muscular numa fase precoce influenciará a saúde óssea numa fase adulta.
O exercício em crianças e adolescentes contribui para uma melhor saúde no presente e constitui uma oportunidade para uma melhor saúde no futuro.
No caso dos adultos e seniores é fundamental na manutenção e na prevenção da perda de capacidade dos sistemas muscular e ósseo.
O treino de força pode ser encarado como o “escudo” do nosso esqueleto que nos acompanha ao longo da vida.
Adaptado de:
– Boning Up on Skeletal Health Strong skeletal health is the foundation for a healthy anatomy;
-Exercising for Bone Health – What type of exercise and how much should you be doing? – Pottsville Physiotherapy Helping you to be active, healthy and pain-free!