Nunca se falou tanto em excelência e sobre a necessidade em implementar a mesma na prestação do serviço de treino personalizado como forma de afirmação e/ ou sobrevivência dos vários intervenientes na área do Exercício e Saúde.
Nesta breve reflexão, a PTX – Personal Training Excellence revela a sua visão de como se pode alcançar a tão almejada excelência.
1- Dizer que somos diferentes não chega, é preciso trabalhar de forma diferenciada.
De que serve querer ser diferente se não servirmos da melhor forma quem nos procura? Ter a pretensão de apenas quebrar com a norma ou tentar acompanhar as tendências do mercado pode não ser a forma mais honesta e segura de trabalhar com quem nos confia a sua saúde.
Respeitar a integridade de cada corpo, os princípios da individualidade anatómica e fisiológica, procurar adequar ao máximo a nossa atuação a estes aspetos pode mesmo ser a solução para cumprirmos o que apregoamos pondo em prática uma forma de trabalhar que marca não só pela diferença mas pela diferenciação, qualidade e sustentabilidade.
Nota:
“As modas passam, os clássicos ficam.” (Jaime Milheiro)
2- Perceber que a excelência é sinónimo de resiliência:
A excelência é um processo de melhoria constante. Acima de tudo consiste em assumir um compromisso com nós mesmos, perceber que somos o resultado das nossas melhores decisões e assumir essa responsabilidade diariamente e de forma instintiva e natural. Quando esta busca se torna um hábito e interiorizamos humildemente que a perfeição não existe, significa estamos no caminho da excelência.
“Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito.” (Aristóteles)
3- Entender que ajudar a desenvolver uma marca é diferente de ser desenvolvido por uma:
Em qualquer equipa ou projeto deverá haver sempre espaço para quem procura sempre mais e melhor. Nunca se deve temer que alguém se evidencie ou destaque pelo seu profissionalismo, brio ou por cumprir o código deontológico da sua profissão. Isso deverá ser visto como uma oportunidade para todos melhorarem beneficiando do seu conhecimento e ambição e nunca como uma ameaça. Não há maior prova de humildade do que reconhecer que precisamos de saber sempre mais.
Qualquer líder, pessoa com funções de chefia ou colega gostará de atribuir o devido mérito a quem o faz e não irá sentir-se melindrado com isso….Portanto nunca deixe de defender as suas ideias e convicções de forma construtiva e tenha um papel ativo e proativo nos projetos que abraça. Todos irão ganhar com isso e ter a oportunidade de trabalhar com alguém assim só pode ser visto como um motivo de orgulho e a respetiva marca ou projeto ficará sempre mais forte. Não se esqueçam:
“Vencer é uma questão de atitude”.
Texto de Gonçalo André