Sem categoria
17 de Novembro, 2017

3 passos para perder peso de forma saudável

Já leu o antigo anterior “Alimente-se bem, sinta-se saudável”?

É importante que leia porque é a introdução para implementar com sucesso esses 3 simples passos.

1 PASSO: Escreva o seu Diário Alimentar.

Registe tudo o que comer e beber, ao longo de 3 dias. Tudo o que “petiscar” entre refeições, também conta. Pode parecer um processo chato e inútil, mas acredite que pode ajudá-lo a ter uma noção bastante mais clara do seu padrão alimentar e do que poderá estar a afastá-lo dos seus objetivos. Se possível, vá completando o diário ao longo do dia, após cada refeição. Se deixar todos os registos para o final do dia, o risco de erros de memória aumenta.

 

2 PASSO: Analise o seu diário de forma crítica. Releia e reflita acerca do que anotou. Procure identificar os principais aspetos a melhorar. Não precisa de passar a beber batidos de legumes e sementes de um dia para o outro, nem tão pouco passar a comer cozidos e grelhados em todas as refeições. Por vezes, existem aspetos que podem fazer a diferença e que são bastante fáceis de alterar. Foque-se na frequência de consumo de alimentos mais calóricos (bolos, biscoitos, bolachas, chocolates, snacks salgados, etc.), troque as bebidas alcoólicas e/ou refrigerantes por água na maioria das refeições, reduza alguns “extras” tais como molhos e açúcar adicionado ao café, reduza a manteiga e a gordura utilizada para confecionar e/ou temperar os pratos, baseie a sua alimentação em produtos pouco processados, preferencialmente não embalados ou com uma lista de ingredientes simples e curta.

3 PASSO: Defina objetivos pequenos, a curto prazo.

Reúna os aspetos que identificou como menos corretos no seu diário alimentar. Defina objetivos realistas, concretos e com um data de concretização. Temos por hábito focar-nos demasiado num Grande Objetivo Final. A Perda de Peso é um dos exemplos mais frequentes. Se o nosso Grande Objetivo é alcançar um determinado peso, mais ou menos afastado do nosso peso atual, devemos perguntar-nos que pequenos passos poderemos adotar para o atingir, e encarar cada pequeno passo como um objetivo. Assim, ao longo do processo poderemos trabalhar em pequenos objetivos e desfrutar do alcance de cada um deles, rumo à meta final. O caminho tornar-se-á muito mais agradável, acredite.

Pense nos aspetos que se sente capaz de melhorar. Se percebeu , através do seu diário, que bebe apenas 2 copos de água ao longo do dia, poderá então definir como objetivo “Beber 6 copos de água ao longo do dia, durante os próximos 7 dias”. Durante a próxima semana, ponha esta mudança em prática. No final do prazo estabelecido, tire 5 minutos do seu dia para analisar os seus resultados.

Conseguiu cumprir a dose estabelecida? Sucesso.

Foi mais frequentemente à casa de banho e a sua urina está mais clara? Está a facilitar a eliminação de toxinas e a sua função renal. Sucesso.

O seu intestino funcionou melhor e sente-se menos inchado? Sucesso.

Está mais hidratado e isso talvez tenha ajudado a controlar melhor o apetite? Sucesso.

Conseguiu identificar estratégias simples que lhe permitem aumentar a ingestão de água a longo prazo? Sucesso.

Desfrute da satisfação de ter atingido o seu objetivo, por mais simples que pareça. Todos temos de começar por algum lado. O segredo do sucesso está na consistência dos comportamentos que adota, rumo ao objetivo final. Provavelmente, o bem-estar que atingiu por ter melhorado a sua hidratação e a satisfação de ter atingido o objetivo a que se propôs, serão razões suficientes para que este comportamento se mantenha, a longo prazo.

 

Na próxima semana, encare um novo desafio, experimente um nova mudança. Respeite o seu ritmo. Perceba aquilo que funciona, para si. O Grande Objetivo acabará por aparecer, acredite. E talvez demore muito menos do que imaginava. O mais importante? Quando lá chegar, mantê-lo-á de forma consistente, naturalmente e sem sacrifício.

Para qualquer questão, marcação de consultas, não hesite em contactar-nos através da nossa página web ou facebook. Temos o nosso estúdio em Faro, onde temos um espaço com todas as condições para o treino personalizado/personal training e consultas de nutrição com a Dra. Margarida Guerreiro. Além disso estamos também em Olhão.

 

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sono
Sem categoria
Saúde Mental
saúde
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
ossos
obesidade
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Medicina
Golfe
genética
Futsal
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
escoliose
Envelhecimento
Entrevista
Ensino
Educação
Dor
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Cycling
crianças
Comunicação
coluna
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física
Alto Rendimento
Ver todas as Categorias