Treinar com dor
Dor
10 de Julho, 2022

Treinar com dor – Sim ou Não?

Frequentemente somos confrontados com pessoas/clientes que sentem dor e nos questionam até que ponto é seguro realizarem exercício físico.

Logo à partida é complicado responder a essa pergunta porque, enquanto profissionais do exercício físico, não estamos habilitados a fazer qualquer avaliação nesse sentido.

Portanto, a resposta mais correta do ponto de vista ético é recomendar à pessoa que antes procure um profissional de saúde que  defina os limites do que pode ou não pode fazer.

Treinar com dor - Sim ou Não?
Treinar com dor – Sim ou Não?

Contudo, isto não nos impede de refletir sobre a questão da dor… porque queiramos ou não muitas vezes está presente e poderá surgir a qualquer movimento ou gesto.

Parece que a dor persistente, por vezes, se relaciona com um sistema nervoso bastante responsivo e ao induzirmos o corpo a mais exercício, juntamente com alguma dor, estaremos a promover mais essa resposta álgica. No entanto, e nessa linha de raciocínio, também podemos argumentar que a dor, nesses casos específicos, pouco ou nada tem a haver com a integridade dos nossos tecidos.

Existem mesmo alguns estudos a sugerir o contrário, assumindo que o exercício poderá ser benéfico em pessoas com dor, especialmente a longo prazo. Convém sabermos que outros fatores podem igualmente contribuir para uma sensação de dor como: crenças; ansiedade; medo, etc.

Aliás, existe alguma evidência que quando nos submetemos a atividades, que mesmo causadores de dor, mas que são realizadas com sentido e de forma estratégica essas mesmas atividades podem ajudar para esse fim.

A habituação é outro conceito a ter em conta, isso significa realizar atividades que à partida seriam causadoras de dor, mas a longo prazo deixam de o ser porque ficamos mais confortáveis com as mesmas; no fundo tornar-nos um pouco mais otimistas relativamente ao movimento, confiar no processo e deixar-nos adaptar.

Não queremos ser mal interpretados e que entendam as nossas palavras como se todas as pessoas com dor devem realizar certo tipo de atividades físicas, antes pelo contrário, queremos apenas sensibilizar que existem diferentes causas para a dor. No fundo alertar para o trabalho multidisciplinar entre diferentes profissionais de saúde e exercício, para que as potencialidades do exercício sejam esgotadas.

É em nosso entender importante não colocar as pessoas dentro de uma redoma que cada vez é mais pequena, que lhes limita o movimento. Porque assim que o fazemos mais dificilmente de lá saímos e ao invés de otimistas para com o movimento tornamo-nos pessimistas.

Em jeito de resumo reiterar a necessidade de aumentarmos o nosso conhecimento sobre o fenómeno da dor; consultarmos sempre um profissional de saúde para avaliar o contexto de dor; se houver aval positivo para a prática de atividade sermos otimistas perante o movimento; procurar um profissional ou espaço que privilegie a multidisciplinaridade e que não seja refém de dogmas e muitas certezas.

Bons treinos.

Referências:

  • Ellingson LD, Stegner AJ, Schwabacher IJ, Koltyn KF, Cook DB. Exercise Strengthens Central Nervous System Modulation of Pain in Fibromyalgia. Brain Sci. 2016 Feb 26;6(1):8. doi: 10.3390/brainsci6010008. PMID: 26927193; PMCID: PMC4810178;
  • Is it safe to do activities that are painful: exploring the expose versus protect debate — Greg Lehman http://www.greglehman.ca/blog/2021/5/31/is-it-safe-to-do-activities-that-are-painful-exploring-the-expose-versus-protect-debate
  • Lima LV, Abner TSS, Sluka KA. Does exercise increase or decrease pain? Central mechanisms underlying these two phenomena. J Physiol. 2017 Jul 1;595(13):4141-4150. doi: 10.1113/JP273355. Epub 2017 May 26. PMID: 28369946; PMCID: PMC5491894;
  • May A, Rodriguez-Raecke R, Schulte A, Ihle K, Breimhorst M, Birklein F, Jürgens TP. Within-session sensitization and between-session habituation: a robust physiological response to repetitive painful heat stimulation. Eur J Pain. 2012 Mar;16(3):401-9. doi: 10.1002/j.1532-2149.2011.00023.x. Epub 2011 Dec 19. PMID: 22337205;
  • Vaegter HB, Thinggaard P, Madsen CH, Hasenbring M, Thorlund JB. Power of Words: Influence of Preexercise Information on Hypoalgesia after Exercise-Randomized Controlled Trial. Med Sci Sports Exerc. 2020 Nov;52(11):2373-2379. doi: 10.1249/MSS.0000000000002396. PMID: 32366799.

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sono
Sem categoria
Saúde Mental
saúde
Resultados
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
ossos
obesidade
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Medicina
Massa gorda
Golfe
genética
Futsal
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
escoliose
Envelhecimento
Entrevista
Ensino
Educação
Dor
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Cycling
crianças
Controlo motor
Comunicação
coluna
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física
Alto Rendimento
Ver todas as Categorias