No que a resultados diz respeito devemos entender qual o contexto e a perspetiva com que olhamos para os mesmos. Quando pensamos em resultados somos induzidos a pensar em algo quantificável. Os quilos que perdemos ou ganhamos, a velocidade que alcançamos, a distância que percorremos, a altura que saltamos, a potência de um gesto como o serviço no ténis ou o remate o futebol, a amplitude de movimento que alcançamos são alguns dos vários exemplos.
Num desportista são estes números que determinam o desempenho que poderão fazê-lo acreditar que está no bom ou mau caminho. São as vitórias que determinarão o “quão bem ou mal o corpo funciona”. Estamos a falar de um culturista, de um velocista, de um jogador de futebol, de um piloto, etc…
A publicidade, as redes sociais, a sociedade de consumo levam-nos a olhar para estes casos de sucesso e tomá-los como referência no que toca ao estilo de vida e até à forma de treinar.
Há, de facto nestes atletas, bons exemplos com excelentes hábitos que podemos tentar recriar e tomá-los como referência: acordar cedo, alimentar-nos bem, descansar, a persistência, a ambição e procurar o “sucesso”.
Porém, poucos têm as características necessárias e as oportunidades para serem atletas e portanto nunca o foram e nunca o serão.
Apesar de um pouco pessimista, este raciocínio tenta ajudar a explicar que, para a maioria dos praticantes de Fitness, não são os seus desejos e objetivos que devem estipular as decisões e critérios relativos ao treino mas sim a sua estrutura, nomeadamente ossos, músculos, tendões, entre outros aspetos relacionados com o sistema nervoso.Façamos uma simples analogia com material desportivo. Uma estilosa bicicleta pasteleira vintage pode sair-se bem num longo passeio de Domingo entre amigos mas dificilmente ganhará uma prova na pista ou de Downhill.
O mesmo sucede com o seu corpo!
Em primeiro lugar devem ser tomadas boas decisões, respeitá-lo, se possível otimizá-lo para depois poder enfrentar os respetivos desafios.
Cada um com o seu corpo, cada um com o seu treino, cada um com o seu Fitness! Procure um treinador de experiente e qualificado.