Ao longo dos anos de existência do blog da PTX temos abordado vários benefícios do treino de força, hoje gostaríamos de realçar as implicações que este tem na qualidade do nosso sono.
Se bem se recorda, recentemente, publicamos um vídeo sobre os 4 pilares da saúde para a PTX. Um dos pilares era a qualidade e quantidade de sono e outro o movimento sobre a forma de treino de força! Gostaríamos de ir um pouco mais além e pensar as implicações que um desses pilares tem sobre os outros, em particular o treino de força.
Sem querer desconsiderar qualquer regime de exercício, parece que o treino com resistências é superior sobre o treino cardio ou mesmo uma combinação dos dois.
O estudo que serviu de suporte a esta sugestão teve como amostra 386 indivíduos inativos, com excesso de peso e pressão arterial alta.
Criaram-se 3 grupos de estudo: grupo 1 realizava apenas treino com resistências; grupo 2 fazia cardio; grupo 3 combinava treino com resistências e cardio. A rotina incluía treinos três vezes por semana, com a duração de 60 minutos ao longo de um ano.
Depois de tratada a informação, para indivíduos que tinham menos de 7 horas de sono diárias, verificou-se que o grupo 1 melhorou, ou seja, aumentou o tempo de sono em cerca de 17 minutos enquanto o grupo 2 e 3 não registaram melhorias nesse sentido.
Mas mais do que extrapolar o que poderá ser melhor ou pior, porque cremos ser necessário mais estudo sobre esta temática, parece-nos que poderá ser uma estratégia quando o nosso objetivo passa também por melhorar os padrões de sono, numa perspetiva de tentativa/erro, porque é válida no contexto de treino e poderá servir alguns clientes.
Gostaríamos, contudo, de deixar claro que os outros regimes de exercício apresentam bastantes benefícios também, trata-se de uma análise superficial e que poderá servir de orientação para a delineação de uma estratégia.
Bons treinos.
Referências:
Resistance exercise may be superior to aerobic exercise for getting better ZZZs