Muitas respostas existem para esta pergunta, basta pesquisar e variadas definições serão lidas.
Contudo, a contar com a nossa experiência, a melhor definição é que um exercício tem apenas a haver com forças.
O que quer isto dizer?
Que o exercício é a produção de força interna, força produzida pelos nossos músculos, em resposta a um força externa, resistência criada por qualquer material ou massa, com o objectivo de alcançar um determinado resultado (Tom Purvis – RTS).
O exercício deve ser encarado como um processo, isto significa algo que pode ser acomodado as vezes que forem necessárias, e não um programa, onde se predefine algo antes mesmo de termos o indivíduo à nossa frente.
Claramente procuramos obter uma resposta e adaptação positiva a esse estímulo e para isso é necessário definir a dose e frequência idealmente correcta.
O conhecimento da mecânica do exercício é fundamental para podermos manipular diversas variáveis para obter adaptações positivas. Isto implica uma constante monitorização e uma leitura rápida do que se passa à volta do treinador para que, no momento, possam ser tomadas as decisões mais correctas.
Da próxima vez que for realizar exercício “A” ou “B” lembre-se que este jogo de forças é o palco final do exercício e onde toda a sua virtude reside.
Bons treinos.
Adaptado do manual do curso RTS Mastery.