Esta foi uma época desportiva atípica para quem gosta do treino de força. Muitos praticantes de Fitness viram-se obrigados a parar os seus treinos ou a reduzir drasticamente a regularidade e intensidade dos mesmos devido à interdição de frequentar os ginásios a partir do meados de Março. Por isso, este verão mais do que qualquer outro faz ainda mais sentido manter a regularidade dos seus treinos.
O Exercício Físico é cada vez mais visto como uma necessidade, o nosso clima fantástico convida a um estilo de ativo e por isso, surgem ainda mais estímulos para a prática de exercício. Como já vem sendo hábito, a PTX, para além das típicas atividades cardiovasculares como nadar, caminhar, correr, andar de bicicleta recomenda-lhe que não descure o Treino de Força nesta altura do ano.
Mesmo que não queira frequentar um ginásio, “poderá treinar com o recurso a material portátil como elásticos, bandas ou equipamentos de treino em suspensão que estão cada vez mais acessíveis. Poderá também realizar calisténicos (exercícios com o peso do corpo), no entanto, tudo isto requer aplicar correctamente as leis da física, mecânica, combinar equipamentos, movimentos e progredir da forma correta.
“A verdade é que, conforme já referimos noutros artigos, as máquinas conferem muito maior eficiência (e segurança) ao nosso treino.”
No entanto, caso não tenha acesso às mesmas neste momento, é necessário “explorar outros cenários para, na mesma, tentarmos igualar a qualidade de estimulação que pretendemos.” Isso implica mestria na aplicação das variáveis mecânicas para conseguir alcançar os mesmos benefícios. O facto de atualmente não poder realizar exercício físico no contexto mais interessante, não impede de tirar partido dos benefícios que podem e devem ser explorados em cenários mecânicos de treino, mesmo que seja ao ar livre.
“A contração muscular é uma ferramenta potente que temos ao nosso dispor que, sobre determinadas condições, produzem hormonas que influenciam a estrutura e química do cérebro e também a experiência da mente. Assim como os resultados comportamentais e fisiológicos mudam quando a mente é treinada estrategicamente durante o exercício. Embora muitas vezes estejamos apenas focados nas adaptações que acontecem no músculo, os benefícios do exercício ultrapassam essa barreira. Mas sempre se for realizado com critério.”
Por isso, mesmo que tenha optado por sair de casa e gozar de uns dias de férias, relembremos que mesmo nas zonas mais tranquilas do país poderá encontrar ginásios que cumprem todas as normas e garantem a segurança de quem os frequenta. Tem também a possibilidade de treinar num estúdio com um ambiente mais exclusivo, restrito e controlado.
Poder contar com a ajuda e os aconselhamentos de um profissional é sempre determinante para a manutenção e melhoria da saúde. Mesmo não sendo o ideal, caso não consiga esse acompanhamento via presencial, o Fitness adaptou-se e neste momento já pode contar com esse acompanhamento através das novas tecnologias.
Não descure o Treino de Força pela sua saúde mas faça-o bem!
Texto de Gonçalo André é Tiago Gago