A prática desportiva assim como a atividade física e a realização de exercício físico na infância é cada vez mais um requisito para os pais mais atentos. Não faltam razões para esse fim, muitas vezes relacionadas com a luta contra outras ocupações que fomentam o sedentarismo e pouco ou nada acrescentam em termos educativos.
Recentemente deparamo-nos com um estudo da Universidade de Kobe, no Japão, que acrescenta um ponto bastante importante!
Pesquisas na última década demonstraram que a prática de atividade física, durante a infância, afeta o desenvolvimento das funções cognitivas. Contudo, descobertas recentes supõem que esses benefícios se estendem à manutenção e promoção das funções cognitivas nas fases seguintes, durante a vida adulta.
Este estudo é, no entanto, no limite do nosso conhecimento, o primeiro a demonstrar que as alterações funcionais e estruturais no cérebro, resultado da prática de atividade física durante a infância são a razão pelo qual as pessoas que foram ativas durante a sua infância têm conexões mais fortes na sua rede cerebral em idade adulta.
Para aqui chegar investigou-se a relação entre a atividade física na infância e a função cognitiva na fase adulta, com recurso à ressonância magnética para aclarar todas as alterações já mencionadas.
No entanto alguma cautela porque as mudanças na funcionalidade e estrutura do cérebro relacionadas a essa associação positiva ainda precisam ser mais esclarecidas.
A nosso objetivo passa, pois, por sensibilizar todos os pais e crianças para os benefícios da prática de exercício físico, não só como um meio de tornar as crianças mais ativas mas também para projetar na sua vida adulta outros benefícios.
Enquanto marca instalada na cidade de Faro, região do Algarve, trabalhamos para tornar as pessoas mais saudáveis, mas também mais informadas, para que possam tomar decisões que não hipotequem a prática de atividade física na infância dos seus filhos. Muitas vezes vista como concorrente (atividade física) ao desempenho escolar parece-nos ser o oposto, o potente coadjuvante a esse fim.
Gostaríamos assim de ver mais crianças envolvidas na prática de atividade física, desde os concelhos mais rurais (Santa Barbara de Nexe e Estoi) até às freguesias mais litorais.
Bons treinos.
Referências: