Muitos dos profissionais do exercício físico, provavelmente, não percepcionam os ginásios ou outros locais de treino como intimidatórios para uma grande parte da população, ou seja, aquilo que através de um estrangeirismo é denominado por “gymtimidation” (intimidação do ginásio).
Porém, numa altura em que se debate a percentagem de pessoas que aderem aos ginásios e praticam alguma forma de exercício ou atividade física, este deverá ser um fator a considerar por todos nós.
O gymtimidation adverte que os locais de treino, da forma que geralmente os conhecemos, não representam espaços confortáveis para parte da população, pelas mais diversas razões. Significa isto que as pessoas podem sentir-se intimidadas ao entrar nesses locais, com ansiedade e, logo à partida, desmotivadas e desencorajadas a participar nalgum processo de treino.
A sensação de insegurança, ameaça por parte de outras pessoas que frequentam os mesmos espaços ou dos próprios instrutores é comum e, pode até ser sentida pelos próprios profissionais.
Parece que nem todas as pessoas nascem com a capacidade de ser um principiante, especialmente numa nova rotina, que saia da sua zona de conforto, e toda a comunidade deve estar ciente disso.
Podemos equacionar algumas estratégias para evitar este tipo de situações relacionadas com o gymtimidation, tais como a educação para a necessidade de praticar exercício físico, bem como para os benefícios associados a essa prática desde muito cedo, desempenhando a Educação Física nas escolas um papel importantíssimo.
A criação de espaços suficientemente diversificados para atender às diferentes realidades é algo a considerar, especialmente pelos profissionais do ramo.
Existem ainda outras medidas que as pessoas que se identificam com esta realidade poderão utilizar por forma a combate-la, tais como recorrer a um amigo para frequentar um determinado espaço; usar roupa confortável que não se insira no ritual dos entusiastas do fitness; procurar horários menos concorridos; pedir orientação ou ainda recorrer ao treino personalizado.
A PTX (Personal Training Excellence) terá todo o gosto em ajudar todos aqueles que pretendam ser mais ativos, auxiliando-os no sentido de vencerem as barreiras a esse objetivo. Portanto, se necessitar de algum esclarecimento nesse sentido, não hesite em contactar-nos, pois teremos todo o gosto em falar consigo.
Bons treinos.
Referências: