Análise mecânica extensão da coluna no solo e Banco Romano
Biomecânica
21 de Novembro, 2022

Análise mecânica extensão da coluna no solo e Banco Romano

Análise mecânica extensão da coluna no solo e Banco Romano

“Reforçar as costas” é um dos objetivos de muitas pessoas que se inscrevem ou frequentam um ginásio e respectivas aulas. Hoje no contexto da biomecânica analisamos, de forma simples, dois possíveis cenários para estimular os extensores da coluna:
– A extensão da coluna no solo e extensão da coluna no banco romano.

Extensão da coluna no solo - análise mecânica
Figura 1: Extensão da coluna no solo


Na figura 1 “extensão da coluna no solo”, apesar do braço de momento (linha a amarelo) ser considerável a força sobre um dos potenciais eixos articulares (coluna lombar) é quase nula pois o tronco está maioritariamente apoiado no chão. No entanto, apesar de não podemos vislumbrar um aumento do BM podemos entender que o exercício vai ficando cada vez mais difícil à medida que se alcança uma posição de maior encurtamento devido à diminuição de suporte e aumento da exigência na sustentação dos segmentos fora do tapete.
Alertamos para o facto de que ao existir BM mesmo na posição de descanso, para se poder executar o exercício na posição de decúbito ventral como está representado na imagem acima pressupõe que o praticante tenha logo à partida a extensão necessária para conseguir manter-se deitado de barriga para baixo. Ressalvamos também o facto de que certas pessoas poderão não reunir as condições para conseguir manter esta posição mesmo na fase menos exigente (posição inicial) pois podem não só ter a zona abdominal mais proeminente, o que torna a posição por si só bastante desconfortável, como poderão não ter a mobilidade necessária devido à sua estrutura, nomeadamente se tiverem uma postura “cifótica”.

Extensão da coluna no banco romano - análise mecânica
Figura 2, “Extensão da coluna no Banco Romano”


Na figura 2, “Extensão da coluna no Banco Romano” verificamos que o Braço De Momento é maior na posição inicial, ou seja quando a musculatura da coluna potencialmente é capaz de produzir mais tensão e à medida que alcançamos uma posição de maior encurtamento, o mesmo diminui, logo torna-se menos exigente, o que à partida confere a este exercício uma hipótese mais ajustada analisando as forças a entrar na coluna. Nota ainda para uma maior excursão muscular que este equipamento poderá conferir, uma vez que não existe a restrição do solo na fase excêntrica do movimento.
Esta simples análise poderá ajudá-lo a perceber a pertinência de poder contar com vários equipamentos quando se pretendem estimular o máximo de tecidos contráteis e melhorar a saúde articular.
A sala de exercício e as respectivas máquinas de musculação quando bem utilizadas, adaptadas á estrutura, capacidades e necessidades podem ser uma poderosa arma na saúde das suas costas e restante corpo.
Mais do que procurar a aula ou modalidade ideal, procure o profissional que saiba pensar, selecionar e aplicar as ferramentas adequadas para si.

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sono
Sem categoria
Saúde Mental
saúde
Resultados
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
ossos
obesidade
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Medicina
Massa gorda
Golfe
genética
Futsal
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
escoliose
Envelhecimento
Entrevista
Ensino
Educação
Dor
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Cycling
crianças
Controlo motor
Comunicação
coluna
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física
Alto Rendimento
Ver todas as Categorias