Para mostrar que somos o reflexo do que comemos, o fotografo Gregg Segal viajou pelo mundo para fotografar crianças de diferentes culturas rodeadas do que comem.
Este fotografo visitou 9 países durante 3 anos: Estados Unidos, Índia, Malásia, Alemanha, França, Senegal, Emirados Árabes e Brasil.
Todas as suas imagens estão reunidas no livro: “What kids Eat Around The World.”
No total, o autor trabalhou com 60 crianças. Começou pelo filho e os amigos do colégio que o mesmo frequentava. Em seguida, quis ampliar e torná-lo mais global. Gregg pretendia representar a diversidade das dietas e analisar se havia obesidade, por exemplo.
O fotografo pretendeu centrar-se nas crianças porque acredita que os hábitos alimentares começam cedo, e se não forem corrigidos de forma precoce, vai ser muito mais difícil quando crescerem.
Desta vez, de forma mais ilustrativa, pretendemos sensibilizar para a importância de criar hábitos alimentares saudáveis desde cedo. É importante os pais não desistirem de oferecerem até os alimentos que os seus filhos não gostam tanto. É fundamental que as crianças sejam incentivadas a comer verduras, hortaliças e fruta regularmente. São muitas as doenças que se podem evitar no futuro através de uma alimentação equilibrada. A obesidade afeta cada vez mais crianças em todo o mundo com grande impacto na respetiva qualidade de vida e auto-estima. Por outro lado, registam-se também cada vez mais episódios de hipertensão, colesterol e diabetes.
Lutemos, portanto, para que as nossas crianças sejam cada vez mais saudáveis e felizes.
Texto de Gonçalo André