Na nossa opinião, no seio do Fitness/ ginásios ainda padece de uma certa “miopia da balança”. Entendemos que em primeiro lugar deveria estar sempre a saúde e só depois se deve pensar na perda de peso ou nas formas do corpo.
“O corpo é a nossa primeira casa”, já tinha pensado nisto? Podemos aplicar esta máxima numa perspetiva mais simplista no sentido de nos sentirmos bem com o nosso corpo, de gostar do que vemos quando nos olhamos ao espelho, com o que vestimos ou quando estamos mais expostos na praia de forma a nos enquadrarmos com as exigências e expectativas da sociedade atual. Ou, no que toca ao exercício, dados os amplos benefícios que o mesmo oferece poderemos ter uma visão mais ampla e encará-lo para não só “dar anos de vida como também “vida aos anos.”
O exercício é um ótimo coadjuvante na prevenção de inúmeros factores de risco, nomeadamente: “doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, síndromes demenciais e da depressão, de muitas doenças oncológicas, de doenças músculo-esqueléticas, na prevenção do risco de quedas e fraturas, no ganhar de capacidade funcional, enfim, no bem estar físico e psíquico global.”
O Dr Veloso Gomes, médico cardiologista e especialista em medicina desportiva, em anteriores declarações à PTX teve a oportunidade de afirmar que: “O exercício físico é um medicamento obrigatório para todas as pessoas, em todas as idades, saudáveis ou com doenças (exceto nas fases agudas das mesmas), com elevada eficácia na promoção da saúde e na prevenção primária e secundária da doença, e com baixo custo.”
Não pretendemos de forma alguma transmitir a ideia que o peso não deve ser monitorizado/ controlado nem que podemos desvalorizar problemas que poderão estar associados como a desregulação alimentar, a obesidade, as dislipidemias, a diabetes, a hipertensão arterial e doenças metabólicas. Nada disso! Estas são verdadeiras ameaças à saúde pública!
No entanto, treinar com o objetivo de alcançar um “corpo capa de revista” é não extrair o melhor do potencial desta fantástica ferramenta para a saúde que é o exercício. Para além disso, existem estudos que atribuem uma relação do treino mais focado na perda de peso com o abandono precoce da atividade física devido a frustrações que inventuais insucessos podem acarretar.
O ser humano é complexo e corpos saudáveis podem ter várias formas e tamanhos!
Bons treinos!