fisioterapeuta ligia santos
Fisioterapia
22 de Dezembro, 2020

Vamos falar um pouco sobre respiração?

A respiração é algo tão inato e garantido no nosso dia à dia, que nem paramos para pensar se o fazemos correctamente… 

Sabia por exemplo, que a inspiração é um processo activo, dependendo da contracção muscular dos músculos inspiratórios do nosso corpo, o diafragma e os intercostais externos e a expiração decorre de forma passiva, sem necessidade de activação muscular?

Sabia também, que existem 3 tipos de padrões respiratórios diferentes? E que a retracção do diafragma pode levar a alterações posturais e consequentes disfunções?

A forma como respiramos influência o nosso bem-estar físico e emocional. Respirar corretamente ajuda a combater o stress, aumenta a resistência física e fortalece o sistema imunitário. Disfunções na respiração podem associar-se a quadros depressivos, ataques de pânico e alterações do sono.

Pois é… Algo tão simples e tão complexo ao mesmo tempo, depois deste artigo talvez vá começar a dar um pouco mais de atenção à sua respiração.

A respiração é um processo essencial para os seres humanos, já que é através dela que é disponibilizado o oxigénio para uso celular e produção de energia para o nosso corpo. Além disso, o sistema respiratório é responsável pela eliminação do dióxido de carbono, resultante do metabolismo celular.

Existem 3 tipos de padrões respiratórios, padrão apical, abdominodiafragmático e misto, embora o mais correcto e funcional seja o abdominodiafragmático.

Este padrão é caracterizado por uma expansão do abdomén na inspiração e a redução do mesmo na expiração. O diafragma é o principal responsável por esta função. Neste tipo de respiração, os ciclos são mais lentos e profundos, promovendo uma redução do ritmo cardiaco e aumentando a capacidade pulmonar.

O diafragma é o principal músculo inspiratório, no entanto a grande maioria de nós apresentamos retracção. Esta retracção, faz com que a musculatura inspiratória acessória tenha de ser recrutada de forma excessiva, para compensar a lacuna do músculo diafragmático. Os músculos acessórios são pequenos, desenhados para abrir e levantar bem a grelha costal perante uma situação de luta ou fuga, em que precisamos de um aporte de oxigénio mais rápido e em abundância, como por exemplo numa corrida. 

A região cervical apresenta muitos destes músculos acessórios, que devido ao seu recrutamento diário, criam rigidez muscular e alterações posturais da zona.

Estudos mostram também, que a retracção diafragmática se encontra intimamente relacionada com a dor lombar crónica. Devido à sua inserção anatomica ao longo dos discos intervertebrais de L1 a L3, o diafragma desempenha um papel importante na propriocepção, estabilização e controlo postural da coluna vertebral em movimentos de grande amplitude, tal como na activação dos músculos do assoalho pélvico.

Por todas estas razões e para maior ganho de qualidade de vida, deixo aqui um exercício respiratório, para fazer em casa e poder promover um correcto padrão respiratório.

Sente-se confortavelmente ou deite-se no chão ou na cama, de costas. De seguida, deve colocar a sua mão esquerda na parte superior do peito, e a direita, na zona da barriga, logo abaixo das costelas.

Quando inspira e expira, a mão esquerda deve permanecer imóvel, enquanto sente APENAS a direita a subir e descer. Se sentir movimento na esquerda, é porque está a fazer uma respiração pouco profunda e a não usar o diafragma adequadamente. Inspire enchendo a barriga de ar e solte o ar encolhendo a barriga, deverá inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Insista, tentando que a sua respiração mova somente a mão direita.  Faça-o durante 5 minutos.

Não hesite em procurar um fisioterapeuta em caso de necessidade, este dispõe de um conjunto de técnicas especializadas para reeducação respiratória e tratamento de disfunções associadas.

Fisioterapeuta Lígia Santos

Currículo

Fisioterapeuta com formação em: terapias miofasciais (Bwizer), Trigger points, SGA – Stretching Global Activo; RPG aplicado ao desporto (Bwizer), Pilates Clínico – The Australian Physiotherapy & Pilates Institute (Matwork)

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sono
Sem categoria
Saúde Mental
saúde
Resultados
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
ossos
obesidade
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Medicina
Massa gorda
Golfe
genética
Futsal
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
escoliose
Envelhecimento
Entrevista
Ensino
Educação
Dor
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Cycling
crianças
Controlo motor
Comunicação
coluna
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física
Alto Rendimento
Ver todas as Categorias