A prática do golfe é uma das modalidades com maior expressão no Algarve, com diversos praticantes – residentes e outros que visitam a região para usufruírem das boas condições para a sua realização.
A sua prática, ao mais alto nível, tem sido marcada por uma diferenciação, para melhor, daqueles que apostam no desenvolvimento de uma condição física exemplar. O jogador apenas dotado de um skill perfeito deu lugar ao mesmo jogador, mas com uma componente física muito forte.
Desde Tiger Woods passando pelo Rory Mcllroye terminando mais recentemente no Bryson DeChambeau o seu jogo tem-se distinguido, em parte, pelo treino de força.
Parece-nos ser um exemplo claro de como uma prática de exercício físico aliada ao treino que normalmente está presente nestes atletas pode fazer uma grande diferença. Isto porque o golfe, arriscamo-nos a afirmar, é talvez das poucas modalidades onde o treino de força, mais recentemente, entrou como complementaridade contrariamente ao que acontece com a maioria das outras modalidades.
Relembrando novamente o atleta Bryson DeChambeau, que bate recordes com as suas longas pancadas, este tem vindo a alertar e a ser um promotor para os benefícios do treino de força no golfe. Treino esse que não passa pela simulação da própria modalidade ou a tentativa de recriar os mesmos padrões de jogo, mas sim de uma programação detalhada para melhorar a tolerância dos tecidos musculares que depois serão potencialmente utilizados na prática do golfe.
Ou seja, parece haver uma clara distinção entre treino de força e treino de golfe. Este pensamento poderia ser aplicado a tantas outras modalidades justificado pelo facto de o Golfe ter-se “voltado” tardiamente para o treino de força sem preconceitos e medo de inovar. Os resultados estão à vista de quem se interessa um pouco pela modalidade.
Na PTX há muito que defendemos esta abordagem! O treino de força tem o seu lugar próprio e não substitui o treino tradicional, mas potencia todo o skill inerente à modalidade. Uma preparação detalhada, tendo em conta as tolerâncias do praticante e organizada num racional de criar cenários específicos para gerar cada vez mais tensão muscular é um excelente coadjuvante do jogo.
Temos campos e jogadores de golfe por todo o Algarve, mas especialmente em Vilamoura, Quinta do Lago e Vale do Lobo com excelentes condições não só para a sua prática como para o treino de força. Por isso gostaríamos de ver uma aposta mais forte para a melhoria dos jogadores profissionais, mas acima de tudo os recreativos que cá residem ou nos visitam pois são os que mais podem beneficiar ao nível da performance mas acima de tudo da sua saúde articular.
Bons treinos.