Há cada vez mais estudos que defendem os benefícios do treino isométrico. “Um exercício isométrico define-se por uma contracção sem um movimento visível num ângulo ou articulação. Ocorre uma contracção numa posição em que a articulação está fixa ou contra um objecto inamovível”. De forma simplista, para ajudar os leitores a perceberem melhor do que estamos a falar, podemos dizer que se trata de “treino estático”.
Se for bem aplicado, é um estímulo seguro para o sistema neuro-musculo-articular e ao mesmo tempo desafiante para praticantes de vários níveis. Simultaneamente pode ter um transfere muito positivo para diferentes objetivos ou modalidades.
Segundo vários autores, alguns dos benefícios mais conhecidos do treino isométrico são:
-O reforço da musculatura recorrendo a este tipo de contracções contribui para a redução das dores na zona cervical e consequentes dores de cabeça.
-O trabalho de estabilidade com isométricos na zona lombar contribui também para a redução das dores crónicas durante mais tempo, melhorando a qualidade de vida.
-Este método melhora a estabilidade do ombro e poderá ser uma ferramenta muito produtiva na fase posterior à reabilitação pós-operatório do ombro.
-Há estudos que sugerem que este tipo de treino deve ser incluído em programas de prevenção de lesões no joelho, nomeadamente a nível do ligamento cruzado anterior.
– Outros estudos indicam que a força isométrica máxima melhora a performance no treino com pesos.
– Podem também melhorar a performance durante provas ou treinos de resistência
– Quanto ao dispêndio energético, este tipo de treino pode ter um desempenho bastante interessante, uma vez que o músculo se encontra sob tensão continuamente durante algum tempo sem interrupção. Por exemplo, pense na sensação de que está numa leg extension a contrair o quadricípite durante 30 segundos. Com certeza que será um estímulo bastante desafiante e uma experiência com uma intensidade diferente de outros tipos treino.
A PTX é uma empresa de treino personalizado cujo todos os seus treinadores têm formação em activação muscular. As contracções isométricas são a ferramenta deste método que tem o intuito de melhorar a saúde neuro-musculo-articular dos seus clientes.
Saiba mais sobre a nossa forma de trabalhar acompanhando os artigos do nosso Blog e os nossos vídeos nas redes sociais.
Bons treinos!
Texto de Gonçalo André