fragilidade
Envelhecimento
3 de Julho, 2022

Fragilidade: prevenir e reverter através do exercício

A fragilidade é uma condição que acompanha o processo de envelhecimento e está associada a efeitos adversos como quedas, distúrbios de mobilidade, necessidade de cuidados de longo prazo e inclusive morte. É caracterizada pelo declínio de múltiplos sistemas fisiológicos e respetiva susceptibilidade a agentes de stress.
Rockwood et al define a fragilidade como” um síndrome multidimensional de perdas de reservas de energia, capacidade física, cognição, saúde dando origem a vulnerabilidade.”
Existe um modelo para classificar a fragilidade que consiste na avaliação de 5 componentes físicos: “perda de peso não intencional, baixa força de preensão, auto-relato de exaustão, velocidade lenta de caminhada e baixa atividade física”

Fragilidade : 5 componentes
É interessante assinalar que ainda esta semana a PTX publicou 2 vídeos nas redes sociais sobre a importância de um indicador na saúde que é ainda desconhecido por muitos – a força da preensão. Como podemos constatar a força de preensão é mesmo considerado um importante indicador de incapacidade de mobilidade e um preditor de resultados relacionados com a saúde.
A fragilidade é um conceito dinâmico, ou seja, significa que a gravidade deste estado pode mudar em ambas as direcções.
Cada vez mais autores sugerem que a força e a função em idosos podem ser melhoradas com intervenções que incluam exercício físico e que este é uma estratégia preventiva no retardar da fragilidade.
Segundo uma revisão sistemática “ Evidências sobre Atividade Física e Prevenção da Fragilidade e Sarcopenia entre Pessoas Idosas: Uma Revisão Sistemática para Informar as Diretrizes de Atividade Física da Organização Mundial da Saúde” existem evidências de que a atividade física é uma intervenção eficaz para prevenir a fragilidade em pessoas com 65 anos ou mais. Os resultados sugerem que intervenções que incluam o treino com resistências quando combinadas com o treino de cardiovascular, de equilíbrio e função provavelmente têm impacto positivo na fragilidade, no entanto, é necessária uma investigação mais aprofundada para se chegarem a conclusões firmes sobre a modalidade de atividade física ou a dose necessária para produzir benefícios preventivos na fragilidade.
A PTX é cada vez mais procurada por pessoas com idades superiores a 65 anos e continua empenhada em acompanhar as directrizes das entidades de saúde, focada em aumentar o conhecimento e aprimorar os métodos de trabalho de forma a corresponder a quem nos procura e confia a sua saúde.

Fonte

blog

Treino online
Treino de força
Treino ao ar livre
Treino
Testemunho
Terapia Ocupacional
Sono
Sem categoria
Saúde Mental
saúde
Resultados
Reflexão da Semana
Prevenção de lesões
Preparação Física
Preparação Física
Postura
Personal Trainer
Perda de Peso
Osteoporose
ossos
obesidade
Nutrição
Músculos
Multidisciplinaridade
Medicina
Massa gorda
Golfe
genética
Futsal
Futebol
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia
Exercício Físico
Exercício Clínico
escoliose
Envelhecimento
Entrevista
Ensino
Educação
Dor
Direito Desportivo
Diabetes
Desporto juvenil
Cycling
crianças
Controlo motor
Comunicação
coluna
Ciência
Cardio
Cancro
Biomecânica
Atletismo
atividade física
Alto Rendimento
Ver todas as Categorias