Alguns hábitos parecem contribuir para o deterioramento da nossa saúde e função cognitiva.
Assim sendo, decidimos destacar quatro aspetos que podem inverter essa situação ou apresentar um elevado potencial em serem modificados.
Num artigo anterior, em que abordámos os 4 pilares da saúde para a PTX, alguns foram já evidenciados.
1 – Passar menos tempo sentado.
A maioria de nós, por força da ocupação profissional ou no tempo livre, opta por passar muitas horas sentado, seja a trabalhar ou no sofá.
Ao que parece esse facto relaciona-se com algumas zonas do nosso cérebro que influenciam a memória.
Temos então de criar estratégias, individuais, para nos “mexermos” mais de forma informal. Essas estratégias acreditamos que têm de ser individualizadas e criadas pelo próprio.
2 – Socializar mais.
O passar muito tempo sozinho, socializar pouco é associado a maior possibilidade de depressão, demência e mesmo Alzheimer, como pode acelerar o declínio cognitivo.
Inverter esta espiral é fundamental, especialmente, depois de um par de anos muito duros a esse nível.
Encontrar atividades que possam colocar a pessoa em contacto com outras pessoas é imprescindível.
3 – Melhorar a qualidade do sono.
São várias as capacidades que se deterioram com a falta de sono, entre elas a memória, o raciocínio, a resolução de problemas, etc.
Em vez de pensar em dormir mais horas, pense antes em ir uma hora mais cedo para a cama do que o habitual! Quando se prepara para descansar são boas estratégias evitar usar o telemóvel, tablet ou ver televisão.
4 – Gerir melhor o Stress.
A exposição ao stress de forma crónica parece matar células cerebrais e encolher certas partes do mesmo, afetando negativamente a nossa função cognitiva. A forma como gerimos as nossas expetativas parece ser crucial porque quando acontece o oposto do que idealizamos as consequências são mais devastadoras.
Aprender a temperar os contratempos e a relativizar o sucedido são formas de sermos mais flexíveis perante as situações do quotidiano.
Invariavelmente o exercício físico apresenta-se como um excelente mediador das quatro situações apresentadas. Por um lado irá com certeza adicionar mais movimento ao seu dia-a-dia; existem diferentes formas de exercício que promovem uma maior socialização, como o treino de grupo; em consequência de um estilo de vida mais ativo também irá priorizar o seu descanso; e na nossa modesta opinião, subjetiva, o exercício poderá ser um excelente meio de melhorar a sua interocepção e, consequentemente, interferir na forma como gere o seu stress.
Bons treinos.
Referências: