A relação do treino de força e a perda de peso é sempre um tema bastante explorado, nomeadamente nesta altura do ano.
Por este mês, janeiro, a afluência aos ginásios ou adoção de rotinas de treino aumentam consideravelmente.
Para percebermos o potencial do treino de força na melhoria dos parâmetros relacionados com a perda de peso, sobretudo na percentagem de massa gorda e gordura visceral, socorremo-nos do seguinte estudo: “The Effect of Resistance Training in Healthy Adults on Body Fat Percentage, Fat Mass and Visceral Fat: A Systematic Review and Meta-Analysis”.
Este estudo partiu da ideia de que o treino com resistências é o “gold standart” para o aumento da massa muscular magra, mas de forma isolada o seu efeito sobre a gordura corporal é desconhecido.
Numa amostra a rondar os 12 mil sujeitos saudáveis, numa recolha de 58 estudos, percebeu-se que os indivíduos perderam, em média, cerca de 1,4% de massa gorda total, por um período de treino a rondar os 5 meses.
Este valor pouco difere dos valores que os indivíduos experienciam com recurso apenas ao treino cardiovascular pelo mesmo período de tempo.
De forma geral, o treino com resistências reduz a percentagem de massa gorda, massa gorda corporal e gordura visceral.
Convém salientar que não pretendemos evidenciar apenas o valor do exercício físico nesta métrica, provavelmente o mais interessante será perceber que o treino de força aparenta surtir os mesmos efeitos que o treino cardiovascular por si só, especialmente quando este, por crença popular, é mais associado a esse efeito.
Realçamos que se esse é o objetivo principal dos indivíduos recomendamos ir ao encontro dos 4 pilares da saúde, aos quais anteriormente já fizemos referência: alimentação; exercício físico; gestão do stress; sono.
A prática do exercício físico apresenta bastantes benefícios, mas neste caso em particular parece ser um excelente coadjuvante a uma alimentação nesse sentido, prescrita por um profissional habilitado.
Bons treinos.
Referências: Wewege MA, Desai I, Honey C, Coorie B, Jones MD, Clifford BK, Leake HB, Hagstrom AD. The Effect of Resistance Training in Healthy Adults on Body Fat Percentage, Fat Mass and Visceral Fat: A Systematic Review and Meta-Analysis. Sports Med. 2021 Sep 18. doi: 10.1007/s40279-021-01562-2. Epub ahead of print. PMID: 34536199.