Possivelmente, quem está a ler este texto, prioriza a sua saúde/qualidade de vida e certamente tem o privilégio de ter acesso sempre que necessário aos devidos cuidados de saúde, pode fazer uma alimentação equilibrada e, felizmente, vive num local com o conforto necessário e propiciador a um descanso reparador. Estes são, sem dúvida, aspetos que só por si poderão contribuir para uma boa qualidade de vida de quem tem a sorte de viver no lado “certo” do globo.
Para além disso, a nossa mobilidade, a capacidade de nos movimentarmos são determinantes para a nossa qualidade de vida. Sem o adequado funcionamento do nosso sistema muscular, ou seja, dos nossos nossos músculos, tendões, ligamentos, ossos e cartilagem, sentimos fortes constrangimentos no nosso quotidiano. Sem eles não podemos executar as funções mais básicas como tratar da nossa higiene, cuidar da nossa casa, trabalhar, carregar as compras, cuidar dos nossos filhos, praticar a modalidade que mais gostamos…
Preservar o nosso sistema muscular é portanto algo que nunca deve ser descurado.
Nesse sentido, os ginásios/ estúdios podem ser locais que propiciam importantes aprendizagens motoras, onde se desenvolvem raciocínios e se implementam processos promotores da saúde.
As práticas aí desenvolvidas poderão ser catalisadoras da aptidão musculo-esquelética, neuro-motora.e cardiorrespiratória.
- Treinar com qualidade requer a aplicação de estímulos de forma criteriosa e responsável.
- Treinar com qualidade significa que “os objetivos artificiais não se sobrepõem aos objetivos da função/ saúde do corpo.”
- Treinar com qualidade torna-o mais capaz e saudável.
Pense nisso!